Doutorado em Materiais inicia suas atividades

17/03/2010 16h41 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h35

Jhonathan Pino – jornalista e Roberta Batista-estagiária de jornalismo

A aula inaugural do doutorado em materiais foi realizada, nesta segunda-feira, 15, na sala de visualização do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV).

Na solenidade, onde os onze alunos receberam às boas-vindas,  estiveram presentes os pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, Josealdo Tonholo, e de Gestão Institucional, João Carlos Barbirato, e o coordenador e vice-coordenador do Doutorado, Jandir Hickmann e Severino Marques, além de diretores de unidades acadêmicas e coordenadores e professores de diversos cursos da Universidade.

A palestra "Nanoestruturas de óxidos em Al e Ti: Fabricação, caracterização e uso como Templates, do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atual diretor de avaliação da Capes, Lívio Amaral, não pôde ser realizada devido às condições climáticas desfavoráveis que atingiram o Rio de Janeiro no último fim de semana, o que ocasionou o cancelamento do voo.

Sobre o Doutorado em Materiais

O Doutorado em Materiais é um programa multidisciplinar que abarca 20 pesquisadores envolvidos com o desenvolvimento tecnológico de diversas áreas da Ufal. Trata-se de uma parceria entre quatro unidades acadêmicas: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Instituto de Física (IF), Instituto de Química e Biotecnologia (IQB)) e  o Centro de Tecnologia (Ctec).

“O curso no momento tem dez alunos e a perspectiva é que em quatro anos, tenhamos 60 estudantes inscritos no Doutorado”, explicou Jandir Hickmann, coordenador do programa.

Destaque da pós-graduação

Josealdo Tonholo ressaltou o crescimento do programa de pós-graduação da Ufal, que foi iniciado com a Faculdade de Letras (Fale) há 20 anos. O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação também destacou a recente aprovação de 36 funcionários, entre servidores técnicos e docentes, para qualificação aos níveis de mestrado e de doutorado.  O resultado é decorrência de um Termo de Cooperação firmado entre Ufal, Ifal, Uneal, Uncisal e Fapeal.

Em 2003, a Ufal registrava 115 alunos de pós-graduação. Atualmente, segundo a coordenadora de pós-graduação, Sandra Nunes, registra 1.450 alunos.

“Hoje, podemos afirmar que a Ufal também é visível com a pós-graduação. Aqui vocês mesclarão ensino e pesquisa, sairão altamente qualificados e dando o retorno que o nosso Estado merece”, acrescentou o professor Tonholo.