Curso estimula inovação na empresa nacional


03/03/2010 11h09 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Para o professor Josealdo Tonholo "este curso é fundamental para despertar sobre a importância da inovação"

Para o professor Josealdo Tonholo "este curso é fundamental para despertar sobre a importância da inovação"

Empresários e profissionais interessados em projetos inovadores terão a oportunidade de participar do Curso de Gestão Estratégica da Inovação. A iniciativa é do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi - Núcleo Central (IEL/NC) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O curso será realizado em Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe, Tocantins e Santa Catarina. O primeiro a abrir inscrições é o da Bahia, onde o curso, que ocorre de março a junho, será promovido pelo IEL/BA com foco na realidade empresarial da região.

De acordo com a gestora governamental da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT, Fernanda Magalhães, a iniciativa objetiva estimular ações de inovação nas empresas. “De maneira geral, pretende-se estimular as micro e pequenas empresas a incorporarem a inovação em seu processo produtivo, como forma de aumentar sua competitividade”, afirma.

Em Alagoas, o curso será patrocinado pelo Instituto Euvaldo Lodi e Federação das Indústrias. O curso foi elaborado pela equipe da Coordenação de Projetos Especiais da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da Ufal, sob coordenação da professora Cláudia Milito, vice-diretora da Feac. O curso terá duração de 90h presenciais e será ministrado por professores da Ufal e por especialistas de mercado, a partir de abril.

Segundo o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Josealdo Tonholo, "este curso é fundamental para despertar sobre a importância da inovação no aumento da competitividade da empresa, independente de seu porte". Ainda segundo Tonholo, "a maioria das empresas alagoanas não tem hábito de inovar e não sabem que existem instituições, ferramentas e fontes de recursos para ajudar nesta tarefa. O curso deve abordar todos os aspectos da inovação previstos no Manual de Oslo: gestão, desenho, processo e produto".