Ctec inaugura laboratório de experimentação

O laboratório é voltado a atividades com alunos de escolas publicas de Ensino Médio

03/03/2010 10h10 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Kit de experimentação

Avanny Oliveira – estagiária de Jornalismo

O Centro de Tecnologia (Ctec) conta com um novo laboratório de experimentação. O laboratório faz parte do Projeto “Conhecer e Experimentar a Engenharia” (CEENG), aprovado pelo Programa de Apoio às Escolas Públicas (Paesp) e executado com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O laboratório é voltado ao público de escolas de Ensino Médio que tenha interesse de despertar as Engenharias em seu alunado. De acordo com a professora Aline Barboza, diretora do Ctec, são as próprias escolas que motivam a construção de projetos deste porte. “Que cada um tenha através deste laboratório um objetivo comum de desenvolver atividades voltadas a tecnologia e ao desenvolvimento do Estado”, diz ela; salientando que este laboratório é pioneiro em Alagoas.

Segundo o vice-reitor, professor Eurico Lôbo, o laboratório vem reafirmar o compromisso social que a Universidade tem com a sociedade. “As Engenharias qualificam a instituição e a torna conhecida em todos os lugares. Cada vez estamos maiores e melhores qualificados”, comemora.

Maria Lúcia Procópio, diretora da Escola Alfredo Gaspar de Mendonça, localizada no Eustáquio Gomes, comenta que este projeto é interessante, pois desperta também em seus alunos um maior interesse em aprender matérias escolares como Matemática, Física e Química. “Com este laboratório temos a certeza que tudo é possível. Que mesmo pessoas carentes podem chegar a ser um engenheiro na vida, basta querer”, afirma.

O Projeto nasceu em 2006 através dos próprios professores dos cursos de Engenharia. A sala conta com kits de estudo projetados pelos próprios professores. Seis kits já estão prontos e disponíveis, enquanto outros quatro estão em fase de desenvolvimento.