Capes aprova Doutorado em Educação da Ufal

31/03/2010 11h40 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h38
Professor Tonholo apresenta o crescimento da Pós-graduação e Pesquisa na Ufal

Com informações dos sites da Capes e da Propep

A Capes divulgou nesta terça-feira, 30, o resultado de propostas de cursos novos de pós-graduação que foram apresentados pelas universidades em 2009. Entre os 12 novos programas aprovados, está o Doutorado em Educação da Ufal. Apenas três dos cursos aprovados receberam média 4, entre eles o programa da Ufal.

O resultado foi comemorado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), que está investindo na ampliação dos programas desenvolvidos na universidade. O Doutorado em Educação passa a ser o sétimo implantado na Ufal, além dos 21 programas de Mestrado.

Critérios rigorosos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem critérios rigorosos para aprovar novos Doutorados. Entre os vários aspectos observados, a proposta do curso deve indicar um avanço em relação ao Mestrado, evidenciando um Programa cujo perfil é caracterizado por inserção nacional e maturidade acadêmica e indicar, de forma clara e coerente, os objetivos do curso, com ênfase na formação de pesquisadores de alto nível, além de demonstrar que existe forte articulação entre linhas de pesquisa, estrutura curricular, projetos de pesquisa e seus produtos.

Também é uma exigência que a instituição revele uma tradição de investigação científica no Programa, com evidências de, no mínimo, cinco anos de pesquisa instalada na instituição, na área de Educação, sob responsabilidade prioritária dos docentes permanentes do Programa. É imprescindível que essa tradição se materialize em projetos e produtos de pesquisa publicados.

O corpo docente tem que ter no mínimo oito professores, todos com regime de dedicação integral à Instituição. Pelo menos 75% dos docentes do corpo permanente devem apresentar título de doutor em Educação e os demais, título de doutor em áreas afins. Todos os docentes devem estar envolvidos em projetos de pesquisa.

Além da produção intelectual, a Capes avalia a infraestrutura de ensino e pesquisa, incluindo salas para coordenação, secretaria, salas para as aulas e para docentes e alunos; biblioteca, com amplo e pertinente acervo bibliográfico incluindo textos clássicos da área, bibliografia atualizada em relação às linhas de pesquisa e periódicos reconhecidos pela área; recursos computacionais e conexão com a Internet, disponíveis para docentes e discentes, em espaços adequados e quantidades suficientes; carga horária dos docentes para dedicação à pesquisa e outras atividades do curso e política institucional de financiamento e de captação de recursos para as atividades de pesquisa do curso.

Crescimento da Pós-graduação na Ufal

A Propep é o canal das atividades de pesquisa, pós-graduação e inovação da Ufal, e tem por finalidade planejar, superintender e coordenar as políticas de pesquisa e pós-graduação. A equipe atual é formada pelo Pró-reitor Josealdo Tonholo, além dos coordenadores de Pesquisa, Sílvia Beatriz Uchôa; de Pós-Graduação, Sandra Nunes; de Programas Especiais, Francisco José Rosário; e do Núcleo de Inovação Tecnológica, José Carlos Cressoni. A Pró-reitoria conta também com a equipe técnica, formada por 11 servidores e 21 bolsistas de apoio administrativo.

Como consequência do investimento permanente, o desenvolvimento da Ufal, no que diz respeito à investigação científica, à produção técnico-científica e à formação de recursos humanos no nível de pós-graduação, tem apresentado uma expressiva taxa de crescimento.  “Em 2003, a Ufal contava apenas com 109 grupos de pesquisa. Atualmente, esse número se ampliou para 213, registrados no CNPq”, ressalta Josealdo Tonholo.

Os resultados da avaliação pela Capes mostram boas perspectivas de evolução qualitativa e quantitativa da pós-graduação. De acordo com os pareceres fornecidos pelas comissões de área, já na próxima avaliação, os programas de Agronomia, Direito, Letras e Linguística, Física da Matemática Condensada e Matemática poderão obter conceitos maiores.