Bibliotecário: profissional que preserva e difunde a informação

A Associação Alagoana de Profissionais em Biblioteconomia e o curso de Biblioteconomia da Ufal realizam homenagem aos profissionais da área no dia 11 de março, às 19h, no auditório da Biblioteca Central do Campus Maceió.

10/03/2010 08h54 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h33
Bastos Tigre, bibliotecário

Bastos Tigre, bibliotecário

No dia 12 de março comemora-se o Dia do Bibliotecário, em homenagem ao nascimento de Manuel Bastos Tigre. Bastos Tigre foi jornalista, poeta, humorista, redator publicitário, autor teatral, filatelista e engenheiro eletricista. Decidiu abandonar sua profissão de engenheiro porque se apaixonou pela Biblioteconomia. Ele trouxe dos Estados Unidos o sistema de classificação decimal desenvolvido pelo bibliotecário norte-americano Melvil Dewey e foi atuar no Museu Nacional e na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Foi nessa época que seus talentos se evidenciaram ainda mais, em razão das inúmeras contribuições trazidas para a ciência da biblioteconomia.

O bibliotecário é o profissional responsável não só por preservar a informação, como também por fornecê-la. Tem a responsabilidade de garantir acesso rápido e seguro a essas informações, além de fazer a mediação entre o usuário e a informação. Ele zela pelo acervo de livros, mas também pelos periódicos e documentos gravados em discos, fitas magnéticas ou em modernas mídias digitais e eletrônicas. 

Afinal, o que é Biblioteconomia?

A palavra Biblioteconomia deriva do grego bibliothéke (depósito de livros) e nomos (regra, lei), e significa a “arte de organizar e dirigir bibliotecas, de acordo com normas, regras”. A ação da Biblioteconomia é, geralmente, anônima e tem efeito multiplicador, nas dissertações e teses, na pesquisa científica, na busca e na localização de dados que serão transformados em informação, em espaços físicos – ou não, como os centros de referência científica, as salas de leitura e as bibliotecas públicas, populares, comunitárias, escolares, universitárias, infantis, de usuários com necessidades especiais, etc.

Num país como o Brasil, onde as disparidades sociais transformam o livro em privilégio, o Bibliotecário tem a importância de ser um agente cultural com função pedagógica inquestionável. A criação da Biblioteconomia está diretamente ligada à história do livro, ao desenvolvimento das modernas técnicas internacionais de reprodução e à divulgação da informação.

O bibliotecário tem como base de seu trabalho, a informação e as técnicas de organização e disseminação deste insumo, tornando-se um filtrador e mediador da informação nas diferentes sociedades (EGGERT, MARTINS, 1996).

O crescente valor da informação na sociedade contemporânea tem contribuído para a ampliação das possibilidades de trabalho desse profissional. Além do trabalho em bibliotecas, universidades e órgãos governamentais, cresce a procura por seus serviços em centros de pesquisa, empresas, museus e comércio. Outras possibilidades que vem surgindo são  a prestação de assessoria e consultoria para editoras, atuando como profissionais liberais. É importante que o profissional tenha intimidade com os recursos oferecidos pelas novas tecnologias, que estão transformando profundamente a área.

O Bibliotecário e a Era do Conhecimento

O que é ser bibliotecário nos primórdios do século 21 com todo um avanço tecnológico na sociedade da informação? Onde está a importância desse profissional e o seu reconhecimento sócio-educativo e cultural em nossa sociedade? No Brasil, temos 39 escolas de formação acadêmica que formam bacharéis em Biblioteconomia. Desenvolvem atividades de organização, tratamento, análise e recuperação de informações em diversos níveis e suportes físicos (impressos, eletrônicos, etc), por meios manuais e automatizados, com vistas ao atendimento das necessidades informacionais de todos os segmentos da sociedade, ao avanço científico-tecnológicos e ao desenvolvimento social do país.

A utilização de novas tecnologias da informação exige desse profissional novas habilidades e provoca mudanças no perfil tradicional. Como resposta à globalização da economia e conseqüentes transformações mercadológicas e sociais, impõe-se, cada vez mais, um profissional atuante, com capacidade de percepção das necessidades sociais e de oferecer produtos e serviços de informação para esse novo mercado de trabalho.

O profissional de Biblioteconomia, que tradicionalmente atua em bibliotecas e unidades/centros de informação, encontra novas frentes de trabalho em sistemas e redes de informação de setores públicos, empresariais e industriais, escritórios de assessoria e consultoria, organização de arquivos e de documentação particulares, ensino e pesquisa, podendo atuar como analista da informação, como gestor de serviços de informação e também na área de padronização de documentos.

Para atuar como bibliotecário, é preciso, após a graduação, obter o registro no Conselho Regional de Biblioteconomia, cuja profissão é regulamentada conforme leis Nº 4.084, de 30 de junho de 1962 que dispõe sobre a profissão de Bibliotecário e regula seu exercício, a lei nº 7.504, de 2 de julho de 1986 que dá nova redação ao art. 3º da Lei nº 4.084 e a lei  nº 9.674, de 25 de junho de 1998 que dispõe sobre o exercício da profissão de Bibliotecário e determina outras providências

“Prometo tudo fazer para preservar o cunho liberal e humanista da profissão de bibliotecário, fundamentado na liberdade de investigação científica e na dignidade da pessoa humana” - (Juramento da Profissão -  Resolução CFB nº 006/66).

Fontes consultadas:
CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA. Carreira: o profissional. Disponível em http://www.crb10.org.br/carreira.php. Acesso em 25 jan. 2010.
CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA. Legislação. Disponível em http://repositorio.cfb.org.br/ . Acesso em 25 jan. 2010.
EGGERT, Gisela; MARTINS, Maria Emília Ganzarolli. Bibliotecário. Quem é? O que faz? Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis. v.l. n.l, 1996. Disponível em http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/viewFile/310/351
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS. Disponível em http://www.ibge.gov.br. Acesso em 01 fev. 2010.
PINHEIRO, Ana Virginia Pinheiro. Dia do Bibliotecário. Disponível em www.revistamuseu.com.br. Acesso em 25 jan. 2010.
SOARES, Marcos. Quando eu crescer quero ser bibliotecário. Disponível em http://www.portalbibliotecario.com.br/. Acesso em 20 jan. 2010