Academia no campus, recadastramento de bolsistas e outras informações. Confira!


10/03/2010 15h01 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h33

O resultado da seleção para a concessão de bolsas do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica 2010 foi publicado nesta quarta-feira, 10 de março. Veja o resultado. Mais informações: 3214-1084.

Reconhecimento

O Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) foi o grande destaque da reunião da União Internacional de Astronomia para avaliar o IYA 2009. No Evento Noites Galileanas, o CEAAL recebeu dois dos seis prêmios e ainda mais uma menção honrosa. Grande destaque em nível mundial. Mais informações no site.

Recadastramento de bolsistas

A Pró-reitoria Estudantil (Proest) convoca todos os bolsistas (Bolsa Permanência – antiga bolsa Estudo-Trabalho) para realizar o recadastramento nesse mês de março. O recadastramento será feito nos Campi e nos Polos. A atividade será executada nos dias 17 e 18 de março nos Polos e Campus Arapiraca, e dias 22, 23 e 24 de março no Campus Maceió.

Para efetuar o recadastro, o bolsista deverá trazer o comprovante de matrícula e histórico analítico. Acompanhe o calendário.

Novos comensais do RU devem retirar a guia

Foi divulgada, no dia 26 de fevereiro, a lista dos novos comensais do Restaurante Universitário (Campus Maceió), referente às inscrições realizadas em outubro de 2009. Os alunos terão acesso ao resultado no mural Pró-reitoria Estudantil (Proest) e no mural do RU. Os selecionados devem comparecer ao Restaurante para assinarem a lista e retirarem a guia até o dia 12 de março.

 

Recadastramento de comensais

 

Os estudantes que já são comensais do RU devem comparecer à Proest, no período de 8 a 12 de março, das 8h às 19h, com o comprovante de matricula e o histórico analítico. O aluno que não fizer o recadastramento terá o nome excluído da lista de comensais do RU.

Programa Vivência de Arte

Os alunos que desenvolvem e participam de projetos artístico-culturais, podem fazer suas inscrições, até dia 29 de março, para o novo programa da Proest. O programa, intitulado Vivência de Arte, tem como objetivo incentivar e apoiar na formação de talentos artísticos, assim como proporcionar a criatividade dos estudantes que participam de atividades culturais. Cinco projetos culturais serão selecionados para um período de 6 meses nas áreas de artes cênicas; dança; audiovisual; eventos culturais; artes visuais; música e literatura. A ficha de inscrição está anexa. Mais informações no Edital.

6ª Olimpíada de Matemática

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A inscrição dos alunos é feita pelo site e é de responsabilidade dos professores e diretores das escolas públicas. O mapa de inscrições já está disponível desde o dia 1º de março. Criada para estimular o estudo e o aprendizado da matemática entre estudantes e professores do Brasil, a competição é promovida por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Leia mais.

Une oferece curso de formação política

A cada início de ano letivo, a União Nacional dos Estudantes procura recepcionar os novos estudantes universitários e esclarecê-los sobre a importância da participação estudantil dentro da universidade. Neste ano, será realizado o “Curso de formação política estudantil da UNE”, nos dias 13 e 14 de março, no Campus A. C. Simões. As apresentações ocorrerão no auditório do Centro de Saúde (Csau); os debates e os alojamentos nas salas de aula da Faculdade de Medicina (Famed); e as refeições (almoço e jantar) no Restaurante Universitário/Ufal.

I Ciclo de Palestras em Estudos Linguísticos

O PET – Letras está organizando o I Ciclo de Palestras em Estudo Linguísticos, que tem como tema “Em memória de Mattoso Camara Jr.: homenagem pela passagem dos 40 anos de sua morte”. O evento acontece entre os dias 22 e 26 de março, das 17h às 19h, no auditório da Biblioteca Central, e contará com as presenças das professoras Denilda Moura, Telma Magalhães, Januacele da Costa e Núbia Bakker. Na sexta-feira, 26, haverá uma mesarredonda. O valor da inscrição é de R$5,00.

III Workshop de Síntese Orgânica

Entre os dias 25 e 26 de março, Maceió sediará o III Workshop de Síntese Orgânica, que tem como objetivo maior a integração dos grupos de pesquisa das regiões do eixo norte do país na área de síntese orgânica, possibilitando a comunicação com outros centros de pesquisa das regiões sudeste e sul já consolidados. Por meio de conferências, painéis, comunicações de trabalhos, debates de temas relevantes e da presença física dos participantes pesquisadores e estudantes, podem gerar vários frutos, como a disseminação do conhecimento local e a possibilidade de cooperação entre os grupos de pesquisa, tão necessários para regiões em desenvolvimento em pesquisa. Saiba mais.

Jornada Pedagógica para Músicos de Banda

Nos dias 16 e 17 de abril acontecerá no auditório Guedes de Miranda, no Espaço Cultural, a III Edição da Jornada Pedagógica para Músicos de Banda. Em 2009, o projeto certificou 300 músicos alagoanos, tanto da capital quanto do interior. Este ano, a Jornada, que é coordenada pelo Prof. Marcos Moreira, terá com atrações o lançamento do DVD Teórico musical (video-aula) do renomado Prof. Bohumil Med, da Universidade de Brasília. Paralelamente, acontecerá o lançamento da 2ª Revista MUSIFAL, revista eletrônica de artigos sobre Música e a Banda Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas, sob regência do Prof. José Alípio Mrtins, recém-empossado na Ufal. O evento tem início às 9h e a inscrição dos participantes deve ser feita na Secretaria do curso de Música, também no Espaço Cultural, localizado na praça Sinimbú.

Maceió sedia X Escola Regional de Computação

De 26 a 30 de abril, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) realizará, em Maceió, a X Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe (Erbase), com realização conjunta da Ufal, Cesmac e Ifal, além do apoio da Fapeal.

Este evento, que tem como tema “Tecnologia, Inovação e Interdisciplinaridade”, englobará em sua programação palestras, minicursos e eventos paralelos, com chamada de trabalhos. Mais informações no site.

Encontro da SBPC

O Encontro acontece de 25 a 30 de julho, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O tema central da reunião será "Ciências do Mar: Herança para o Futuro" - assunto escolhido pelo fato de o litoral brasileiro se constituir em um ecossistema de alta relevância ambiental, com significativo potencial econômico e social para o país. Mais informações.

Leia também: Inscrições para bolsas de intercâmbio do Santander

Academia no campus

Estão abertas as inscrições para os alunos e servidores (técnicos e docentes) que queiram fazer aula de musculação e ginástica. As inscrições estão sendo feitas no Laboratório de Composição Corporal (LABCOMP), localizado no bloco de Ed. Física,  das 7h30 as 19h00. A Academia vai funcionar das 6h00 as 18h30. È necessário apresentar na inscrição um documento, que pode ser o comprovante de matricula ou qualquer outro que comprove a vinculação com a universidade.

 Mobilidade