Vagas abertas para Telemedicina e resultado da Residência Multiprofissional

24/02/2010 13h43 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h30

O curso de Medicina encerra nesta sexta-feira, dia 26, a oferta de vagas para a disciplina de Telemedicina e Telessaúde, que será ministrada no Hospital Universitário pela professora Dra. Rosaline Mota. Trata-se de uma importante iniciativa no sentido de promover a inserção dos estudantes da saúde no âmbito tecnológico.

Para tanto, a ementa da disciplina versa sobre: Introdução geral ao uso de Tecnologias de Informação e Informática em saúde. Telessaúde: conceito e aplicações. Aspectos éticos e legais da aplicação da Telessaúde e Fontes de Informação em Telessaúde.

Apesar da importância e caráter inovador da Telemedicina e Telessaúde para o sistema de saúde, a procura pela disciplina na Ufal foi pequena.  Para reajuste de matrícula, o aluno deve procurar a Coordenação do Curso de Medicina até sexta-feira.

Telemedicina

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, Telemedicina compreende a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico; tais serviços são prestados por profissionais da área da saúde, usando tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças e a contínua educação de prestadores de serviços em saúde, assim como para fins de pesquisas e avaliações.

A maior parte das especialidades médicas já utiliza tecnologia da informação e comunicação para o desenvolvimento da prática médica à distância. O contínuo desenvolvimento da tecnologia de telecomunicações vem afetando os profissionais de saúde, abrindo novas possibilidades para a colaboração a serviços prestados em regiões muito distantes. Dentre os usos de telemedicina mais conhecidos estão a videoconferência médica, os trabalhos colaborativos e o estudo de casos na área de pesquisa; a educação a distância, a educação continuada, a especialização, o aperfeiçoamento e a atualização na área de capacitação profissional; e a segunda opinião, a consulta on-line e o telediagnóstico por imagem na área de atendimento.

No Brasil, as ações em Telemedicina vêm sendo realizadas desde a década de 90, porém de forma tímida. Um país com dimensões continentais, no entanto, tem muito a ganhar com a formação e a consolidação de redes colaborativas integradas de assistência médica a distância. Benefícios como a redução dos custos com transportes e comunicações e a possibilidade de levar a medicina especializada a regiões remotas do país fazem enorme diferença.

Mais informações sobre a disciplina de Telemedicina e Telessaúde podem ser adquiridas no e-mail rosemota@yahoo.com.br.

Resultado final para Residência Multiprofissional e novo concurso

A Coordenação de Residência Multiprofissional em Saúde do HU divulgou o resultado final do concurso para provimento de 12 vagas nas especialidades de Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. A última etapa do concurso, que incluiu entrevistas e análises de currículo, foi realizada esta semana. O concurso registrou 225 inscritos, sendo o maior número de candidatos para a especialidade de Fisioterapia.

Foram inscritos 44 candidatos para Enfermagem, 23 para Farmácia, 76 para Fisioterapia, 35 para Nutrição, 26 para Psicologia e 21 para Serviço Social. A Comissão informa que nem todas as vagas foram preenchidas e que em função disso vai realizar novo concurso público. O edital para a nova seleção será divulgado nesta quinta-feira, dia 25, nos sites da Ufal e do Hospital Universitário. As inscrições serão abertas no mesmo dia, 25, e encerradas no dia 3 de março. O resultado final, com as respectivas notas dos candidatos, pode ser consultado no site do HU.