Ufal aprova novos projetos de Mestrado Interinstitucional

23/02/2010 10h21 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h30

O Programa de Apoio à Realização de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu Interinstitucionais para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, nas modalidades de mestrado (Minter) e doutorado (Dinter), selecionou 33 propostas relativas ao edital 04/2009. O programa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Confira o resultado, divulgado no dia 12 de fevereiro.

O objetivo é formar mestres e doutores do quadro permanente de docentes e técnicos administrativos estáveis de instituições distantes dos grandes centros de ensino e pesquisa. Assim, alguns dos cursos selecionados são de cidades do interior do país e de regiões que possuem carência em formação de recursos humanos como o Norte e o Centro-Oeste.

A meta do programa é viabilizar a formação, em pós-graduação stricto sensu no país, do pessoal permanente pertencente à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica(RFEPT). A rede é reconhecida como centro de referência para os sistemas estadual, municipal e privado de educação profissional e tecnológica.

Para este edital, a Setec disponibiliza R$ 7,2 milhões em recursos de custeio e bolsas. Cada projeto Minter pode receber até R$ 300 mil e cada projeto Dinter pode receber até R$ 600 mil, ambos limitados a R$ 150 mil ao ano.

A Universidade Federal de Alagoas participou ativamente desta demanda, submetendo propostas de Minter em parceria com o IFS e IFBA (Ex-Cefets de Sergipe e da Bahia).

Foram aprovados os Mestrados Interinstitucionais da área de Letras e Linguística e também o de Computação (Modelagem Computacional do Conhecimento).

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufal, Professor Josealdo Tonholo, " a Ufal já tem um Minter aprovado pela Capes sendo ofertado para o Instituto Federal de Pernambuco, na área de Educação. A aprovação destes dois novos cursos para oferta em outros Estados é um claro sinal de que os nossos Programas de Pós-Graduação tem a competência nacionalmente  reconhecida."

Neste ano de 2009 foram aprovados também três novos cursos de Doutorado Interinstitucional nas áreas de Saúde Coletiva (ministrado pela Fiocruz), de Nutrição (ministrado pela UFPE) e de Enfermagem (ministrado pela  USP). Neste caso, a Ufal é beneficiária da qualificação.