Propep informa decisão sobre bolsas da Fapeal


03/02/2010 13h02 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h27

Em reunião com a direção da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) foi informada que problemas técnico-administrativos implicaram no atraso do pagamento de bolsas de estudo de Mestrado, Doutorado, Iniciação, entre outras.

 

Segundo o coordenador de Formação em Recursos Humanos da Fapeal, professor Pedro Lemos, o atraso é decorrente do impedimento da liberação do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafem), vinculado ao orçamento do Estado. Ainda segundo o coordenador, a listagem de bolsistas já foi enviada e aprovada pelo Siafem na última sexta-feira, 29 de janeiro, e estão sendo enviadas aos bancos nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, para pagamento imediato.

 

De acordo com o professor Josealdo Tonholo, Pró-reitor de Pesquisa, a Fapeal tem atendido a contento as demandas por bolsas de Mestrado e Doutorado, ao ponto de que todos os Programas de Pós-graduação da Ufal que solicitaram tiveram suas demandas de bolsas atendidas, o que gerou uma situação inédita no mês de dezembro de 2009: todas as demandas qualificadas de bolsas de mestrandos e doutorandos (que não apresentam impedimento legal como vínculo trabalhista, por exemplo) foram atendidas, com o primordial apoio da Fapeal.

 

“A direção da Fapeal se comprometeu em revisar as cotas de bolsas de Iniciação Científica para a Ufal, considerando o aumento da demanda com a expansão das atividades para os campi Arapiraca (Incluindo Viçosa, Palmeira e Penedo) e Sertão (Delmiro e Santana do Ipanema)”, acrescentou o pró-reitor.

 

“A Propep lamenta o ocorrido, bem como os transtornos e inseguranças causados aos nossos bolsistas, reafirmando sua posição de plena confiança na competência da direção da Fapeal para solucionar estes contratempos e garantir o necessário apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de Alagoas”, finalizou Tonholo.