Programas de pós-graduação matriculam mais de 400 selecionados

23/02/2010 14h25 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h30
Sandra Nunes, coordenadora de pós-graduação

Diana Monteiro – jornalista

Os 461 aprovados para mestrado e doutorado na Universidade Federal de Alagoas iniciaram matrícula na manhã dessa segunda-feira, 22, alterando a rotina de trabalho da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep). A coordenadora, Sandra Nunes, informa que o crescimento da demanda aos 25 cursos de pós-graduação da instituição, registrado no último processo seletivo, deve-se, principalmente, à concentração das informações em edital único que pela primeira vez teve período de inscrição unificado, facilitando aos interessados a busca de informações.

De acordo com Sandra Nunes, o Mestrado em Educação foi o curso que registrou maior número de candidatos, inscrevendo 199 pessoas para as 30 vagas, seguido de Ensino de Ciências e Matemática, com 109 inscritos para 15 vagas. As aulas da pós-graduação iniciam no dia 15 de março e cada curso tem a sua especificidade.

Conforme calendário da Propep, nos dias 22 e 23 de fevereiro fazem matrícula os selecionados para os seguintes cursos: Dinâmica do Espaço Habitado; Direito, Diversidade Biológica e Conservação dos Trópicos; Economia Aplicada; Educação Brasileira; Engenharia Civil; Engenharia Química; Física (mestrado e doutorado); Letras e Linguística (mestrado e doutorado); e Zootecnia.

Nos dias 25 e 26 a matrícula é para os seguintes cursos: Agronomia; Ciências da Saúde; Ensino de Ciência e Matemática; Matemática (mestrado e doutorado); Materiais (doutorado); Meteorologia; Modelagem Computacional; Nutrição; Química e Biotecnologia (mestrado e doutorado); Recursos Hídricos e Saneamento; e Serviço Social.

Atuação docente

Aprovado para o mestrado em Educação, o professor das redes estadual e municipal de ensino de Delmiro Gouveia, Edvaldo Nascimento, disse que procura se pós-graduar para buscar mais qualificação. “Darei continuidade ao processo de minha formação profissional e, além do mais, terei maiores possibilidades para ingressar como docente na instituição, que a partir deste ano se expandiu também para a região sertaneja. Na disputa por uma vaga do mestrado, o meu projeto aprovado trata do ‘Resgate da História da Educação no Sertão Alagoano’ e objetiva contribuir para a realidade local nessa área”, explica Edvaldo Nascimento.

Já Ahiranie Sales, aprovada no doutorado em Letras e Linguística, é baiana de nascimento, mas mora em Alagoas há 10 anos. Ahiranie é graduada em Artes Cênicas, trabalha nas redes estadual e municipal de ensino, e concluiu também na Ufal o mestrado em Letras e Linguística no início deste mês de fevereiro. “Pretendo ingressar como docente e pesquisadora, de preferência na Ufal”, enfatiza.

Para o mesmo doutorado foi aprovada a gaúcha Daniela Botti, que também concluiu recentemente o mestrado em Letras e Linguística na instituição. Morando em Maceió há 10 anos, é formada em Psicologia Clínica e, além da qualificação, também tem como objetivo ser docente de um dos campi da Universidade. “Pretendo desenvolver atividade como pesquisadora, por considerar a área de ciências humanas bastante carente de pesquisas”, diz Daniela.