Museu Théo Brandão abre o ano letivo com muitas novidades

O Museu Théo Brandão tem muitas novidades para o primeiro semestre deste ano. A partir de março, o “Munguzá Cultural” será mensal e terá a coordenação do professor da Ufal, Radjalma Cavalcante. Além do “Munguzá Cultural”, haverá a abertura da exposição “Mobilidade Internacional”, apresentação das Baianas do Pontal da Barra, III Edição o “Museu Vai à Rua” e vários outros eventos. Confira!

25/02/2010 16h07 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Bois de argila que serão expostos na III edição do "Museu Vai à Rua"

Jacqueline Batista - jornalista

O primeiro “Munguzá” do ano será sobre intercâmbio internacional. A experiência de viver alguns meses estudando em outro país e aprendendo outra cultura será debatida na mesarredonda “Mobilidade Cultural”, que terá a participação do Assessor de Intercâmbio Internacional da Ufal, José Niraldo de Farias, e de Michael Ferreira Machado, aluno participante do intercâmbio. O evento acontece no dia 24 de março, às 19h.

Na exposição “Mobilidade Internacional”, 62 fotografias, produzidas por alguns dos estudantes que fizeram o intercâmbio, estarão à mostra, revelando momentos das experiências vividas em Portugal e Espanha. Segundo Leda Almeida, diretora do Museu Théo Brandão, que também participou do intercâmbio no final de 2009, o objetivo da abordagem desse tema é “divulgar ainda mais o trabalho da Universidade nessa área, que tem sido crescente e uma experiência única em Alagoas. É uma grande oportunidade de os alunos conhecerem outras culturas e ampliarem seus conhecimentos”, disse Leda.

No dia seguinte ao “Munguzá Cultural”, no dia 25 de março, haverá a apresentação das Baianas do Pontal da Barra, às 19h, no pátio do Museu. É um espetáculo comemorativo do aniversário de cinco anos do grupo, que é coordenado por Lucy Juazeiro Petrúcio.

Ainda no último final de semana de março, o Museu Théo Brandão marca presença na orla de Ponta Verde, com a abertura da 3ª edição do projeto Museu Vai à Rua, em frente à barraca Lopana. Nesta edição, a exposição itinerante será composta por 15 bois em argila, pintados pelo artista Gil Lopes. O evento contará também com a apresentação do maracatu Baque Alagoano, que se apresentará no sábado, 27, às 10h. A exposição tem início na madrugada do sábado e fica na praia até o domingo, 28, às 17h.

Já em abril, mês em que é comemorado o dia nacional do livro infantil, o Museu Théo Brandão abre a exposição interativa “O prazer de ler”. A mostra será voltada para o público infantojuvenil, com o objetivo de despertar o interesse pela leitura.

Para finalizar o primeiro semestre do ano, no mês das festas juninas, o MTB prepara uma exposição voltada para a temática dos festejos da época, numa exposição representativa da cultura popular nordestina.

Além das exposições permanentes, motivos e novidades não faltam para visitas constantes ao Museu, e o melhor é que todos os eventos são gratuitos. É só anotar na agenda e aproveitar.