Instituto de Matemática promove Semana de Sistemas Dinâmicos

02/02/2010 17h37 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h27
Profº Alexander Arbieto ministra palestra

Julianne Leão - estagiária de Jornalismo

Nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, o Instituto de Matemática deu início às atividades da I Escola Brasileira de Sistemas Dinâmicos. O evento acontece até o dia 11 de fevereiro e contará com minicursos introdutórios e palestras plenárias; a primeira semana do evento será especialmente dedicada aos alunos de final de graduação, Mestrado e Doutorado.

A programação desta segunda-feira foi iniciada com a palestra do professor de Matemática da USP, Carlos Maquera, que falou sobre o tema “Ações Anosov de Rk de codimensão um”, e foi encerrada com a palestra do professor Alexander Arbieto, que tinha como tema “Alguns resultados na teoria de Fluxos (Secionais) Hiperbólicos”.

Para o professor Carlos Maquera, a Escola Brasileira de Sistemas Dinâmicos tem o objetivo de interagir com alunos e professores, e é muito importante para que a Universidade e, principalmente, o Instituto de Matemática cresçam e ganhem notoriedade. “Eventos como esse podem abrir portas para o apoio financeiro das instituições, para estudantes e jovens pesquisadores”, ressaltou.

Nesta terça-feira, 2, o evento teve continuidade com a palestra sobre “Matemática e Estatística do Tamanho do Brasil”, ministrada pelo professor Marcelo Viana, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), coordenador da área de Matemática da Capes, ganhador do Prêmio Ramanujam, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Terceiro Mundo.

A solenidade de início das atividades do Programa de Doutorado em Matemática Ufal/Ufba foi presidida pelo vice-reitor Eurico Lôbo e contou com as presenças do professor Josealdo Tonholo, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação; professor Amauri Barros,  diretor do Instituto de Matemática; do professor Krerley Oliveira, coordenador de pesquisa dos sistemas dinâmicos; e de Adán Corcho, membro do Comitê Assessor de Ciências Exatas.

Para mais informações, acesse o site.