Governo do Estado apoia criação do Campus da Ufal no Litoral Norte

O governador Teotonio Vilela Filho recebeu na última terça-feira, 23, a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ana Dayse, em seu gabinete, quando tratou de assuntos referentes à instituição. Na reunião, o governador e a reitora falaram sobre a criação do Campus da Ufal no Litoral Norte e a ativação de 96 leitos no Hospital Universitário (HU).

25/02/2010 15h50 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Reitora Ana Dayse em reunião com o governador

Reitora Ana Dayse em reunião com o governador

Thiago Sampaio – Agência Alagoas

Teotonio Vilela disse ser entusiasta da ideia de criar o Campus da Universidade, uma vez que vai atender a população do Litoral Norte e suas proximidades. Para Ana Dayse, a parceria do Estado tem ajudado a viabilizar os projetos da instituição. “Sempre tenho dito que as reuniões com o governador nos ajudam muito, de modo que ele tem estado sempre à nossa disposição. Isso é muito bom porque o Governo e a Universidade Federal trabalham juntos em benefício do Estado”, disse.

Ainda de acordo com a reitora, também já houve reuniões proveitosas com os prefeitos da região que aprovaram a ideia. O projeto será exposto ao Ministério da Educação (Mec) em uma reunião que ainda será marcada. “Vamos agendar essa reunião e já posso contar com o governador para ser mais uma voz que nos apoia em Brasília”, explicou a reitora, acrescentando que também buscou o apoio da Bancada Federal.

Sobre o funcionamento dos 96 leitos para o HU, a reitora explicou ao governador a necessidade de ativá-los, mas destacou que isso vai implicar a contratação de pessoal - porém há dificuldades nos quadros de vagas da universidade. “Pensamos em uma solução que seria a contratação temporária de pessoal através de uma seleção simplificada”, afirmou. A reitora explicou que esse processo vai depender da decisão do Ministério Público para que o repasse financeiro seja feito pelo Sistema Único de Saúde. “Já contamos com o apoio do governo do Estado também para a ativação desses leitos e juntos tentaremos conseguir uma decisão favorável do Ministério Público”, disse Ana Dayse.

Ainda no encontro, o governador lembrou que havia solicitado da reitora a cessão de um terreno da Ufal, no Campus Maceió, para a construção de uma escola de ensino médio. “O governador pensa em construir essa escola para atender a população de todos os conjuntos que ficam próximos à Ufal”, explicou a reitora.

“De fato, isso iria facilitar o acesso daqueles jovens à escola. Ainda vamos enviar esse projeto para o Conselho Universitário, mas tenho quase certeza de que será aprovado, tendo em vista os benefícios que serão gerados, e se assim for, cederemos o terreno”, assegurou. Segundo ela, o projeto será exposto na próxima reunião do Conselho, em março.