Fique atento às ofertas de bolsas internacionais

02/02/2010 15h52 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h27

Consórcio Erasmus Mundus

O consórcio MUNDUS17, após terminar o processo de seleção dos candidatos da América Latina para a Europa, identificou vagas disponíveis para o grupo TG1, no qual o Brasil está inserido. Nesse sentido, estão à disposição 5 vagas para PhD de 6 meses, 4 para PhD de 10 meses, 1 para PhD de 34 e 2 para pós-doutorado de 10 meses.

A apresentação de candidaturas deve ser feita até no máximo o dia 31 de março. A oferta formativa correspondente às vagas disponíveis já está acessível para consulta no site do próprio consórcio. Mais informações na Assessoria de Intercâmbio da Ufal ou através do telefone (82) 3214-1005.

Bolsas da Fulbright/Capes nos EUA

Até o dia 28 de fevereiro estão abertas inscrições  para a bolsa de doutorado sanduíche da Fulbright/Capes nos EUA para os anos 2010-2011. O valor a ser pago pela Capes é de U$ 1,3 mil/mês, além de passagens aéreas e auxílio-instalação de U$ 900. A Fulbright complementa o benefício com um auxílio pesquisa de U$ 2 mil a U$ 7 mil e seguro saúde. É preciso apresentar um projeto de pesquisa. O candidato deve indicar universidades/orientadores nos EUA que tenham maior afinidade com a sua linha de pesquisa, pois a concessão da bolsa depende da aceitação destes.

Acesse o Edital no endereço, no link Bolsa de Doutorado Sanduíche Capes-Fulbright.

Bolsas da Fundação Carolina

A Fundação Carolina renovou o convênio com o Grupo Tordesilhas, do qual a Ufal faz parte, e assim já estão abertas as inscrições para as bolsas de estudos de Formação Permanente abrangendo todas as áreas do conhecimento (Mobilidade de Professores e Investigadores Brasil- Espanha), que podem ter duração de 1 a 3 meses, seguindo o seguinte calendário:

1ª convocatória - candidaturas até o dia 15 de março, para o período de 1º de maio de 2010 até fevereiro de 2011;

2ª convocatória - candidaturas recebidas entre 16 de março e 15 de junho, para o período de 15 de setembro de 2010 até 28 de fevereiro de 2011.

As bolsas incluem passagem aérea (ida e volta), seguro médico e 1200 euros mensais. Todos os detalhes da inscrição e pré-requisitos poderão ser obtidos no site e toda a tramitação é feita pela internet.

Bolsas Coimbra

Também está aberto o prazo de candidaturas para a edição 2009 do Programa de Bolsas para Jovens Professores e Investigadores de Universidades da América Latina do Coimbra Group. O prazo termina no dia 15 de março. Toda a informação necessária está disponível na página do Grupo, onde os candidatos deverão também formalizar a sua candidatura online.

Bolsas de Estudo na Argentina

A Aliança Internacional da Argentina em língua espanhola oferece várias bolsas de estudo durante o mês de junho, julho e agosto de 2010. É um Full espanhol e Cultural Immersion, na cidade de Córdoba. As bolsas cobrem até 60% do custo total do programa (Curso + alojamento). Estudantes que receberem esta bolsa só pagarão U$ 490 para todo o programa. Informações no site.

Universia divulga bolsas de estudo na França

Incentivando a estadia de estrangeiros no País, a França dispõe de uma série de programas de bolsas de estudos. O portal Universia divulga seis opções de bolsas para graduandos e pós-graduandos com inscrições abertas. As oportunidades são oferecidas por instituições como Thales Academia, Emile-Boutmy, Ile-de-France, Universidade de Grenoble e Universidade da Bretanha, além da Prefeitura de Paris. Cada programa possui requisitos próprios de seleção. Mas, em geral, os candidatos devem comprovar bom desempenho acadêmico e apresentar o projeto de estudos a ser desenvolvido na França. Conhecimentos intermediários na língua francesa também são exigidos. Mais informações na página.