"Feras" podem contar com apoio na vida acadêmica

A Pró-reitoria Estudantil (Proest) é o órgão da Universidade que tem o objetivo de promover a integração entre os estudantes através de programas pedagógicos, serviços de assistência e orientação estudantil.

11/02/2010 11h09 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h29
Estudantes no Restaurante Universitário

Julianne Leão – estagiária de Jornalismo

Dentre os principais serviços que a Proest oferece estão o Restaurante Universitário(RU), a Residência Universitária (Rua), serviços de atendimento médico e odontológico, além de bolsas de estudo e trabalho.

Para os estudantes que passam parte do dia no Campus Maceió, o Restaurante Universitário possibilita uma refeição saudável tanto no almoço como no jantar. Para que o aluno tenha direito às refeições com preços acessíveis (entre R$ 0,50 e R$ 2,00), deve realizar o cadastro no setor de Serviço Social da Proest, levando os seguintes documentos: comprovante de matrícula 2010, histórico escolar e comprovante de atividade desenvolvida (estágio, monitoria, bolsa, emprego etc). A previsão de cadastro para acesso ao RU é para o mês de abril, mas o aluno interessado deve ficar atento ao Edital, consultando sempre a página da Proest.

As refeições oferecidas diariamente são balanceadas e possuem quantidade de calorias relativas às necessidades dos alunos. Segundo a assistente social, Helez Tavares, os horários de refeições no Restaurante Universitário são divididos da seguinte forma: almoço, das 11h30 às 13h30 para os alunos cadastrados, e o jantar das 17h30 às 19h30, aberto à comunidade acadêmica. “Têm direito às refeições do RU o aluno de graduação e da pós-graduação”, ressalta a servidora.

A Residência Universitária Alagoana é outro serviço disponibilizado aos universitários. Para concorrer a uma vaga, o aluno deve estar regularmente matriculado em curso de graduação, não ter concluído outro curso de graduação, ser brasileiro nato ou naturalizado e oriundo do interior de Alagoas ou outro Estado. Segundo a Proest, as inscrições provavelmente serão iniciadas no mês de abril de 2010 apenas para vagas de renovação já que a RUA tem apenas 100 vagas e funciona no prédio ao lado do Espaço Cultural, na Praça Sinimbú.

O estudante também tem acesso à serviços médicos e odontológicos. Para usufruir do atendimento odontológico, o aluno deve comparecer à Proest, com o comprovante de matrícula e identidade, para que seja confeccionado o seu Cartão Ufal. O serviço é realizado no Espaço Cultural, situado na Praça Sinimbú, Centro de Maceió, nos horários da manhã e da tarde.

Para o atendimento médico, não é necessária a apresentação do Cartão Ufal, mas o aluno deve comparecer à Proest para que seja providenciado o encaminhamento à gerência do ambulatório na direção do Hospital Universitário (HU).  São disponibilizados serviços de oftalmologia, dermatologia, endocrinologia, reumatologia, ginecologia, fisioterapia e nutrição. Para atendimento psicológico, o ICHCA disponibiliza profissionais a serviço dos alunos.

O estudante interessado em ser bolsista na Universidade pode realizar sua inscrição também na Proest. Com o objetivo de estimular a participação do estudante na dinâmica universitária, a Pró-Reitoria recebe os estudantes sem a necessidade de editais, bastando ao aluno se inscrever e aguardar a seleção. São disponibilizadas dois tipos de Bolsas: A Bolsa-Permanência (BP), antiga Bolsa Estudo/Trabalho, que é destinada ao aluno  em situação de vulnerabilidade e que precisa permanecer na Universidade e a Bolsa de Desenvolvimento Institucional (BDI), que é para os alunos de áreas acadêmicas específicas, que geralmente são captados por meios de projetos realizados por professores ou pelas próprias unidades acadêmicas.

Recadastramento dos bolsistas

A Pró-reitoria Estudantil programa para a última semana de março uma reunião para atualizar os dados e informações dos bolsistas, bem como o levantamento de demandas,envolvendo as duas modalidades de bolsas. Será feita uma análise geral do estudante cadastrado, avaliando aspectos como: valores da bolsa, horários e atividades exercidas pelo bolsista, para que suas necessidades, dificuldades e desempenhos sejam acompanhados mais de perto.

Encontro dos Bolsistas

O evento pretende reunir todos os bolsistas da instituição para discutir várias questões. A Proest apresentará uma cartilha com a renovação da regulamentação, contendo os direitos e deveres dos bolsistas. No evento, serão oferecidas oficinas onde essas questões serão discutidas. O Projeto Aqui(n)ta Cultural participará com apresentações artísticas, como peça teatral e música. A data prevista para o encontro é de 26 a 28 de maio, no Campus Maceió; e no dia 24 de maio, no Campus Arapiraca.