Campus do Sertão: números que revelam oportunidades e sonhos

24/02/2010 09h04 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h30
Obras do Campus Sertão

Lenilda Luna - jornalista

Muitas vezes só entendemos a importância de um fato quando o traduzimos em números. O novo Campus da Ufal no Sertão é um exemplo. As estatísticas sobre os aprovados no PSS 2010 revelam a inclusão social representada pela interiorização da Universidade Federal de Alagoas.

“É incontestável a importância da implantação de uma universidade federal pública no Sertão Alagoano, uma região do Estado de Alagoas carente de oportunidades para jovens e adultos continuarem sua escolaridade - o acesso à Universidade Pública e de Qualidade – é a concretude de sonhos, é a redução da evasão principalmente das juventudes que buscam as capitais e outros centros, mesmo sem as condições financeiras mínimas necessárias” considera Ediméa Santiago, diretora do Campus do Sertão.

Ficou claro o impacto da realização do primeiro vestibular, pelos resultados e participação da sociedade delmirense e circunvizinhanças na leitura da listagem dos aprovados, ao observar os dados divulgados pela Comissão Permanente de Vestibular, essa realidade fica mais explicitada.

Segundo José Carlos de Almeida, presidente da Copeve, o novo campus terá um pouco mais de estudantes do sexo masculino: “teremos 56,1% de estudantes homens, mas as mulheres não ficam muito atrás, representam 43,9% da comunidade estudantil”.

Outro indicativo que chamou a atenção da Pró-reitoria de Graduação é que, apesar de terem direito, os estudantes do Sertão preferiram não optar pelas cotas, que garante uma disputa específica entre alunos que concluíram o ensino médio em escolas públicas. 82,9% dos candidatos passaram na classificação geral. 75% dos aprovados concluíram o ensino médio no interior e 60% em escolas públicas. “Esses dados revelam que o campus realmente está dando oportunidade aos estudantes da região e, principalmente àqueles que não têm recursos para pagar uma faculdade privada” destacou o pró-reitor de Graduação, Anderson de Barros Dantas.

“Provavelmente, sem a Ufal instalada no interior, boa parte desses estudantes de escolas públicas do Sertão alagoano teria parado os estudos no ensino médio, por falta de condições para se deslocar até a capital e tentar uma vaga em Maceió como sempre fizeram tantos estudantes antes da interiorização”, destacou a reitora Ana Dayse Dorea.

Outros dados reveladores sobre esses estudantes que vão formar as primeiras turmas do Campus do Sertão são os seguintes: 82,9% não fizeram cursinho, 95% irão cursar a universidade pela primeira vez e apenas 29,6% são trabalhadores, ou seja, exercem alguma atividade remunerada.

A nova comunidade universitária será bastante jovem, 47% tem menos de 20 anos. Somando todos os alunos com menos de 30 anos, são mais de 88,2% dos aprovados. Por outro lado, 11,8% dos alunos têm mais de 30 anos, sendo que um deles, o Senhor Laércio Lemos Vilar, aprovado no curso de Engenharia Civil aos 65 anos. No dia da calourada ele emocionou a todos quando subiu no palco para dizer “nunca se julgue velho demais para estudar e aprender”.

A administração da Universidade, em parceria com a direção do Campus do Sertão, organiza a aula inaugural para os novos “feras” na segunda-feira, 15 de março, no Salão de Eventos de Jacira, em Delmiro Gouveia, localizado à Rua Rosália Campus, Bairro Eldorado, a partir das 9h.