Bolsas para alunos do Campus Arapiraca, curso de iniciação à dança e outras notícias. Confira!

24/02/2010 14h40 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h30

Fique atento às ofertas de bolsas internacionais

Proest abre inscrição para o CID Arapiraca

As inscrições estão abertas até esta quinta-feira, 25 de fevereiro. A Pró-reitoria Estudantil publicou edital abrindo vagas para a Bolsa de Desenvolvimento Institucional no Campus Arapiraca. As bolsas são destinadas a suprir as carências do Centro de Inclusão Digital, que foi instalado no segundo semestre de 2009. As vagas são destinadas aos alunos do curso de Ciências da Computação do Campus Arapiraca. Os interessados devem ler o Edital e preencher a ficha. Mais informações no site da Proest.

Curso de Iniciação à Dança

A Escola Técnica de Artes (ETA) está com as inscrições abertas até esta sexta-feira, 26 de fevereiro, no período da tarde, para o Curso de extensão de iniciação à Dança. O curso terá uma carga horária total de aulas de 200h, distribuídas nas disciplinas de Improvisação, Consciência Corporal e Exploração do Movimento, História da dança, Música e Ritmo. As aulas começam no dia 1º de março. O curso será realizado durante todo o primeiro semestre de 2010, no período da tarde, nas segundas, terças e quartas e oferece 35 vagas. Mais informações pelo telefone (82) 3326-7337 ou na secretaria dos cursos de artes, no Espaço Cultural, na Praça Sinimbú.

III Workshop de Síntese Orgânica

Entre os dias 25 e 26 de março, Maceió sediará o III Workshop de Síntese Orgânica, que tem como objetivo maior a integração dos grupos de pesquisa das regiões do eixo norte do país na área de síntese orgânica, possibilitando a comunicação com outros centros de pesquisa das regiões sudeste e sul já consolidados. Por meio de conferências, painéis, comunicações de trabalhos, debates de temas relevantes e da presença física dos participantes pesquisadores e estudantes, podem gerar vários frutos, como a disseminação do conhecimento local e a possibilidade de cooperação entre os grupos de pesquisa, tão necessários para regiões em desenvolvimento em pesquisa. As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de fevereiro através do site.

Biblioteca recebe sugestões para compra de livros

Até o dia 28 de fevereiro, o sistema de Bibliotecas da Ufal está recebendo a indicação para aquisição de livros para ampliar o acervo em 2010. Basta acessar o site para fazer as sugestões. Segundo a diretora da BC, Cristiane Cyrino, o sistema está aberto tanto para professores, quanto estudantes e funcionários da Universidade, dos campi Maceió e Arapiraca. A BC conta hoje com cerca de 23.500 títulos e 95.000 exemplares, mas o número vem aumentando a cada ano, tanto com as solicitações de usuários como por causa do aumento no investimento na compra de novos títulos.

Maceió sedia X Escola Regional de Computação

De 26 a 30 de abril, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) realizará, em Maceió, a X Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe (Erbase), com realização conjunta da Ufal, Cesmac e Ifal, além do apoio da Fapeal. Este evento, que tem como tema “Tecnologia, Inovação e Interdisciplinaridade”, englobará em sua programação palestras, minicursos e eventos paralelos, com chamada de trabalhos. Mais informações no site.

Une oferece curso de formação política

A cada início de ano letivo, a União Nacional dos Estudantes procura recepcionar os novos estudantes universitários e esclarecê-los sobre a importância da participação estudantil dentro da universidade. Neste ano, será realizado o “Curso de formação política estudantil da Une”, nos dias 13 e 14 de março, no Campus A. C. Simões. As apresentações ocorrerão no auditório do Centro de Saúde (Csau); os debates e os alojamentos nas salas de aula da Faculdade de Medicina (Famed); e as refeições (almoço e jantar) no Restaurante Universitário/Ufal.

Encontro da SBPC

O Encontro acontece de 25 a 30 de julho, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O tema central da reunião será "Ciências do Mar: Herança para o Futuro" - assunto escolhido pelo fato de o litoral brasileiro se constituir em um ecossistema de alta relevância ambiental, com significativo potencial econômico e social para o país. Mais informações.

Encontro de comunicadores

Nos dias 11 e 12 de março a Capes, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, estará organizando o primeiro encontro da Rede de Comunicadores da Pós-Graduação. O evento acontece em Maceió e busca reunir representantes das assessorias de comunicação de instituições de ensino e pesquisa de todo o país. A idéia é mobilizar e articular as áreas de comunicação das instituições participantes na produção de iniciativas comuns de divulgação da pesquisa e pós-graduação. Durante o evento, será discutido um Plano de Comunicação Integrada, cuja execução seria realizada em conjunto pelas instituições parceiras. A proposta é conciliar recursos (financeiros e de pessoal) na divulgação da temática da pós-graduação.