Biblioteca Central: espaço de integração e de conhecimento

12/02/2010 09h32 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h29
Espaço para estudo individual

Madalena Fernandes – estagiária de Jornalismo

Um dos espaços mais visitados no Campus Maceió é, sem dúvida, a Biblioteca Central, que vem buscando a cada ano ampliar seu acervo de livros impressos e arquivos digitais para atendimento à comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alagoas e o público externo. Envolvendo diretamente os três segmentos (docentes, técnicos-administrativos e alunos), a BC está recebendo sugestões para compra de novos títulos até o dia 28 deste mês. Para essa ação disponibiliza o site.

Com um acervo que ultrapassa 25 mil títulos de áreas específicas, concretizando-se como espaço de pesquisa e conhecimento, a Biblioteca Central é a responsável pelo serviço de maior demanda, que é o Empréstimo Domiciliar, registrando diariamente a locação de mais de 1200 livros. Dispõe atualmente de quatro coleções: Coleção Geral, Coleção Especial, Coleção de Periódicos e Coleção de Referência.

A Coleção Especial é um acervo destinado as teses, dissertações e TCCs de autores alagoanos e obras que falam da cultura de Alagoas. “Essa coleção é um espaço rico da nossa cultura que merece ser freqüentado”, enfatiza a diretora Cristiane Cyrino. Na Coleção de Referência o estudante encontra dicionários de línguas especializadas e enciclopédias.

Cadastramento

Para ter acesso aos mais de 100 mil exemplares da BC, o interessado deve se cadastrar no balcão de empréstimos que funciona das 7h às 21h45, apresentando o comprovante de matrícula e uma foto. O usuário pode fazer o empréstimo de até cinco livros, que tem prazo de devolução de 15 dias. O atraso na entrega gera multa para cada dia ultrapassado.

Os principais títulos do catálogo on-line e os chamados e-books, ou livros no formato digital da BC estão disponíveis no espaço digital denominado de SIBI (Sistema de Bibliotecas). Através do site desse Sistema, o usuário tem a oportunidade também de conhecer dissertações e teses defendidas na Ufal desde agosto de 2006. Basta clicar no link da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).

Espaços para pesquisas

Integrado aos serviços prestados à comunidade em geral, a BC possui dois espaços para pesquisas: o Via Pesquisa e o Espaço Digital Santander. “O Via Pesquisa oferece total estrutura para a realização de pesquisas acadêmicas, para levantamentos bibliográficos e comutação bibliográfica que nada mais é do que a localização de arquivos no Brasil e no Exterior”, explica Cristiane Cyrino, onde o usuário pode ter acesso às orientações de normatização de trabalhos em geral e ao Portal de Periódicos da Capes.

No Espaço digital Santander os estudantes podem realizar pesquisas on-line e digitar trabalhos acadêmicos.

Estrutura física

A BC dispõe de ambiente para estudo individual e em grupo.  Conta com um auditório de 88 lugares, um mini-auditório com 50 lugares, uma sala de aula com 30 lugares para realização de palestras, seminários e eventos acadêmicos e o hall para exposição de trabalhos. Esses espaços estão disponíveis para toda a comunidade acadêmica e interessados. Para utilizá-los é necessário fazer o agendamento na Secretaria da BC.

Para conhecer as instalações e os serviços ofertados pela Biblioteca Central basta agendar a visita orientada através do telefone (82) 3214-1461.