Sesau e Ufal discutem implantação de Residência em Urgência no HGE


21/01/2010 10h18 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h25

Assessoria do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vão unir forças para pleitear, junto ao Ministério da Educação (Mec), a aprovação de Residência em Urgência e Emergência no Hospital Geral do Estado (HGE), principal unidade para atendimento de traumas em Alagoas. O objetivo dessa parceria é propiciar aos profissionais médicos da maior universidade pública alagoana mais um campo de especialização, além de contribuir para que estes profissionais possam desenvolver suas atividades no mercado alagoano.

Para isso, a direção da Faculdade de Medicina da Ufal (Famed) encaminhará ao Mec carta de intenções para que o órgão possa aprovar a habilitação da nova modalidade de residência. Paralelamente, a Secretaria da Saúde de Alagoas deve realizar as adequações pedagógicas e estruturais necessárias para a aprovação do pleito.

O secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, já determinou ao diretor do HGE, Dante Diesel, que sejam realizadas as adequações necessárias para a implantação de uma biblioteca que atenda as especificações do MEC e um espaço físico para o alojamento dos futuros residentes.

“Esta parceria é importante tanto para a Sesau quanto para a Ufal, pois irá propiciar a formação de médicos especialistas em urgência e emergência, além de possibilitar que os recém-formados em medicina não tenham que migrar para outros estados para fazer residência na área”, salientou Herbert Motta.

A diretora da Famed, Rosana Vilela, destacou que a nova Residência em Urgência e Emergência irá possibilitar uma formação integral aos novos médicos da Ufal que optem por especializar-se em urgência e emergência. “Com isso, teremos também melhoria no nível de atendimento do HGE, já que os residentes estarão seguindo os protocolos atualizados das inovações referentes às áreas”, acrescentou.

Ainda de acordo com Rosana Vilela, a Ufal já disponibiliza aos médicos os cursos de residência em clínica, clínica cirúrgica, pediatria, ginecologia, gineco-obstetrícia, neonatologia, oftalmologia, dermatologia e gastroenterologia. Todas essas residências funcionam no Hospital Universitário da Ufal, situado no campus da Cidade Universitária.