Progep orienta servidores sobre prevenção às lesões de trabalho

28 de fevereiro é o Dia Internacional de Prevenção das Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho (Ler/Dort).

29/01/2010 11h23 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h26

Essas doenças são consideradas uma epidemia mundial, tendo em vista o grande número de trabalhadores acometidos. Um grupo de doenças musculares, articulares, ou nervosas que podem surgir em decorrência de uma má interação do homem com o seu ambiente de trabalho, principalmente quando estão presentes  desarranjos posturais ou funcionais.

Se a pessoa trabalha fazendo movimentos repetitivos durante várias horas, tendo que manter o corpo sob uma mesma postura por muito tempo, com a musculatura tensa durante horas ocorrem compressões em vasos sanguineos e nervos que favorecem o surgimento dos sintomas.

 As queixas iniciais consistem em dores de leve a moderada intensidade em determinados seguimentos corporais, durante a o trabalho, além de formigamentos. Tais sintomas podem evoluir, quando não tratados prévia e adequadamente com dor de maior intensidade e ate mesmo durante o repouso, edema e perda de força na região acometida.

A equipe que coordena as atividades de prevenção contra Ler/Dort na Ufal  é formada por Deivson Oliveira, fisioterapeuta, Flávio Costa, psicólogo, Malba Torres e Rosineide Siqueira, assistentes sociais, e Juliano Bastos, RH do Hospital Universitário.

Veja em anexo mais informações sobre o assunto.