Novos servidores são empossados e participam de capacitação

29/01/2010 09h10 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h26
Mesa da solenidade de posse

Roberta Batista - estagiária de Jornalismo; e Jhonathan Pino - jornalista

Na semana em que comemora os 49 anos de existência, completados no dia 25 de janeiro, a Universidade Federal de Alagoas continua crescendo e recebendo novos integrantes. Na terça-feira, 26, aconteceu a primeira cerimônia de posse deste ano. Foram 92 servidores, sendo 60 docentes e 32 técnicos empossados, no auditório Csau, com as presenças do pró-reitor de Gestão Institucional, João Carlos Barbirato, que presidiu a mesa; do pró-reitor de Graduação, Anderson Dantas; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação em exercício, Sandra Nunes; do técnico-administrativo da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho, João Paulo; da diretora do Campus do Sertão, Edméia Santiago; e do diretor do Departamento de Administração de Pessoal, Welligton Pereira.

Depois da execução do hino nacional e da apresentação musical de Vanilson Coelho e Marta Oliveira, que fazem parte do Curso de artes do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), a cerimônia prosseguiu com a leitura do juramento do servidor público feita pelo docente da Escola Técnica de Artes, que recebe oito novos servidores, Alex Cerqueira Lopes. A leitura do termo de posse foi feita pelo diretor do Dap, Wellington Pereira. Também foi lido o código de ética, pela Técnica em Assuntos Educacionais, Josenilda Almeida Cavalcante. Depois das boas-vindas, Barbirato ressaltou a importância de receber novos servidores com a missão de difundir o conhecimento em Alagoas.

Cícero Adriano Vieira dos Santos, novo docente das áreas de Agronomia, Zootecnia e Administração, do Campus Arapiraca, pretende fazer com que os pequenos agricultores do Agreste tenham uma maior interação com a Universidade. O professor, que é militante social desde a época da graduação em Agronomia, no Centro de Ciências Agrárias (Ceca), reafirmou o compromisso de atuar junto às comunidades. “Trabalharei com cooperativismo e extensão rural, quero contribuir para o desenvolvimento da região. Ajudando ao agricultor estarei ajudando a construir um mundo mais justo”, ressaltou Cícero Adriano.

Também recém-empossada como docente efetiva da Faculdade de Nutrição (Fanut), Glaucevane da Silva Guedes, há seis meses tomava posse como professora substituta. Na oportunidade Glaucevane discursou afirmando que retornaria um dia como efetiva. Na terça-feira, 26, a professora cumpriu a promessa e engrandeceu o quadro da Ufal. Glaucevane Guedes executará seus trabalhos em Delmiro Gouveia.  Outra servidora empossada para o Sertão é Lidiane da Silva. Natural de Delmiro Gouveia, ela revela que toda a cidade está em euforia com a chegada da Universidade. “A cidade está maravilhada com a implantação da Ufal no Sertão. Além do sentimento pessoal de grande avanço, comemoro uma conquista coletiva”, explica a técnica.

Os ex-alunos do curso de Teatro da Ufal, Reginaldo Oliveira, Valéria Nunes e Alex Cerqueira são os mais novos empossados da Escola Técnica de Artes. Eles serão professores de disciplinas voltadas para as artes cênicas, dança e cenografia, respectivamente. “Somos recém-formados na Ufal e tivemos a oportunidade de voltar pra Universidade, desta vez como docentes”, disse entusiasmado o professor Reginaldo Oliveira.

Logo após a cerimônia de posse, teve início o Programa de Inserção, que visa esclarecer aos novos servidores, através das pró-reitorias e dos órgãos acadêmicos e administrativos da Universidade, sobre os programas, projetos e serviços disponíveis. O programa é uma realização das pró-reitorias de Gestão de Pessoas e do Trabalho e de Graduação. O programa foi iniciado com a palestra “Ufal: uma nova realidade e novos compromissos”, ministrada pelo pró-reitor João Carlos Barbirato, que explanou, dentre outros assuntos, qual sua missão na sociedade, na Universidade, quais políticas adota para cumprir sua missão - o ensino, a pesquisa, a extensão, a gestão e a expansão.

Já na quarta-feira, 27, foram destacados os informes funcionais e institucionais. Os direitos e deveres foram apresentados pela pró-reitora Sílvia Cardeal e pelo diretor do Dap, Welligton Pereira. A assessoria de Comunicação foi apresentada pela assessora Márcia Rejane; o plano de Saúde Institucional, apresentado pelo assistente técnico da Geap, Rafael Figueiredo, e o regime e sistema acadêmicos, apresentados pelo coordenador de desenvolvimento pedagógico da Prograd, Alexandre da Silva, e pelo coordenador técnico do Núcleo de Tecnologia (NTI), Rodrigo Pinheiro. A Superintendência de Infraestrutura e as entidades sindicais, Adufal e Sintufal, também foram destacadas através de seus dirigentes.

Nesta quinta-feira, 28, encerrando o Programa de Inserção do Novo Servidor, a reitora Ana Dayse compareceu ao auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e, além de dar boas-vindas, ressaltou a consolidação da Universidade, principalmente para os servidores que vão para os Campi Arapiraca e Sertão. “Conheçam o lugar que vocês vão, estudem, informem-se, porque vocês estão ajudando a construir e consolidar a maior instituição de ensino de Alagoas”, disse a reitora.