Novos servidores chegam em 2010

21/01/2010 15h09 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h25

Roberta Batista- estagiária de Jornalismo

Seguindo a autorização que recebeu no dia 30 de dezembro de 2009 para nomear 101 novos servidores, a Universidade Federal de Alagoas empossa 61 novos docentes e 40 novos técnicos-administrativos nesta terça-feira, 26 de janeiro, às 9 horas, no Auditório do antigo Csau, no Campus Maceió.

Aos servidores da Escola Técnica de Artes (Eta), que tem como diretora Rita Name e como vice-diretor Guido Lessa, se juntarão oito professores e três técnicos, sendo um Regente, um Costureiro de Espetáculo e um Cenotécnico.

Entre os novos servidores também estão técnicos em Assuntos Educacionais, técnicos de Laboratório/Anatomia, técnicos de Laboratório/Biologia, Secretário Executivo, Analista de Tecnologia da Informação, Administrador, Arquiteto, Arquivista, Produtor Cultural e Auxiliar de Biblioteca.

Para o Campus Arapiraca, incluindo os Polos Palmeira dos Índios, Penedo e Viçosa, serão destinados 12 professores e sete técnicos-administrativos. Já para o Campus do Sertão, incluindo o Polo de Santana do Ipanema, serão destinados 17 docentes e nove técnicos-administrativos. Os demais docentes e técnicos reforçam o quadro de servidores do Campus Maceió.

O diretor geral do Departamento de Administração de Pessoal (Dap), Welligton Pereira, explica que as nomeações são provenientes das vagas do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) previstas para 2010. “As vagas representam o crescimento da Universidade, uma renovação constante no quadro. O nosso percentual de docentes chega a quase 40%, porém o de técnicos é bem menor, tendo em vista que, até o momento, não foi liberado o Banco de Técnico Equivalente, que consiste na nomeação automática todas as vezes que ocorrer aposentadoria, exoneração e vacância de um servidor administrativo”, ressalta Welligton.

Segundo Wellington Pereira, o Banco de Técnicos Equivalentes é imprescindível porque muitos departamentos e setores estão com um grande déficit de servidores. “O próprio Dap aguarda com ansiedade a liberação, pois tivemos uma redução acentuada em nosso quadro de pessoal, fruto de diversas aposentadorias e vacâncias. Outrora tínhamos 62 servidores efetivos; atualmente, estamos reduzidos a 30. Podemos dizer que estamos inversamente proporcionais ao crescimento da Universidade, afinal as últimas nomeações que somam um total de 800 novos servidores aumentam em três ou quatro vezes a demanda de serviço no Dap. No entanto, é uma satisfação ver o crescimento da nossa Instituição”, explica o diretor.

Esse novo grupo de servidores inicia logo após a posse, o Treinamento/Capacitação coordenado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), onde são apresentados à Universidade, sua estrutura,rotinas,estatuto e regimento. O Programa de Inserção do Novo Servidor será realizado de terça a quinta-feira, 26 a 28, nos dois horários, no Auditório do antigo Csau e no Auditório da Feac, no Campus.