"Filhinhos da Mamãe" sai na sexta-feira

Com 27 anos de fundação, o bloco carnavalesco Filhinhos da Mamãe fará seu cortejo no dia 5 de janeiro, com o tema Mamãe, estrela radiosa das Alagoas, comemora com seus filhinhos a boda de jequitibá do Teatro Deodoro, fazendo o percurso do Museu Théo Brandão até a calçada da Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, em Jaraguá.

29/01/2010 16h22 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h27
Bloco Filhinhos da Mamãe

Bloco Filhinhos da Mamãe

O “Filhinhos da Mamãe” foi fundado por artistas da Associação Teatral das Alagoas (ATA) e da Cia. Teatral Comédia Alagoense. Os fundadores inspiraram-se no espetáculo teatral “Estrela Radiosa”. O bloco foi fundado em 1983 com o objetivo de reanimar o carnaval de rua de Maceió. Desde então, o bloco abriu as festividades momescas pelas ruas da capital, preenchendo a lacuna aberta pela ausência dos tradicionais banhos de mar à fantasia.

 

O “Filhinhos da Mamãe” agrega em seu cortejo pessoas do teatro, escritores, artistas plásticos e visuais, dançarinos, jornalistas e intelectuais. É um bloco que sempre se manteve acessível à participação de todos sem discriminação de classe social, gênero e cor. Para participar do bloco, basta ao interessado ter muita animação. A entrada é gratuita.

 

Durante a concentração do bloco, como em todos os anos, haverá a entrega do prêmio Folião Pedro Tarzan 2010 para as três melhores fantasias. Como já é tradição, estarão presentes para acompanhar o cortejo de Mamãe, o Boi Dragão Lajense, o bloco Filhas de Lenita e o bloco Vacas Profanas.

 

A caracterização deste ano da boneca Mamãe e dos Guardiões foi projetada pelo carnavalesco Gil Lopes. A administração geral do bloco fica a cargo da Associação Teatral das Alagoas (ATA) e do Museu Théo Brandão.

 

Depois da fundação do bloco filhinhos da mamãe, em 1983, outros blocos de carnaval de rua surgiram em Maceió, a exemplo do Filhos da pauta, As Pecinhas de Maceió, Os Meninos da Albânia. “O nosso bloco conseguiu redimensionar o carnaval de rua de Maceió, indicando o Jaraguá e a Pajuçara como novos pólos da folia maceioense”, disse Ronaldo de Andrade, um dos fundadores do Filhinhos da Mamãe.

 

 

Exposição de carnaval

 

O Museu Théo Brandão também preparou uma exposição especial para dar boas vindas ao carnaval. Nesta terça-feira, 2 de fevereiro, será lançada a mostra Carnaval que nos convém, na folia dos filhinhos da mamãe, que faz alusão às comemorações carnavalescas.

 

A exposição, que tem curadoria de Denis Matos, traz fotografias, pinturas, esculturas e estandartes, confeccionados por diversos artistas alagoanos.

 

De acordo com a diretora do MTB, Leda Almeida, ao realizar a mostra e outras atividades referentes à data, como o desfile do bloco carnavalesco Filhinhos da mamãe, o Museu está exercendo seu papel perante a cultura popular brasileira. “Sendo o carnaval uma das demonstrações mais fortes da cultura popular do Brasil, especialmente de Alagoas, entendo como uma obrigação do Museu Théo Brandão estar sintonizado com essa expressão cultural”, disse.