Fevereiro em ritmo de frevo

01/02/2010 08h16 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h27
Exposição de carnaval no MTB

O mês de fevereiro começa com muita animação na Universidade Federal de Alagoas. No ritmo das prévias carnavalescas, a comunidade universitária também participa desta festa popular de frevo, bois e fantasias.

De 1 a 5 de fevereiro, quem quiser pode aprender a dançar frevo na oficina oferecida pelo Museu Théo Brandão. As inscrições são gratuitas.

No dia 2 de fevereiro, será lançada a mostra Carnaval que nos convém, na folia dos filhinhos da mamãe, que faz alusão às comemorações carnavalescas. A exposição, que tem curadoria de Denis Matos e traz fotografias, pinturas, esculturas e estandartes confeccionados por diversos artistas alagoanos, será lançada às 18h e segue até o dia 28 de fevereiro.

Já no dia 5, o tradicional bloco carnavalesco Filhinhos da Mamãe se concentra às 20h30 no Museu Théo Brandão e depois desfila pelas ruas de Jaraguá. O bloco desfila há vinte e sete anos pelas ruas de Maceió, trazendo à tona toda a magia do carnaval de rua.

De acordo com a diretora do MTB, Leda Almeida, ao realizar a mostra e outras atividades referentes à data, como o desfile do bloco carnavalesco Filhinhos da mamãe, o Museu está exercendo seu papel perante a cultura popular brasileira. “Sendo o carnaval uma das demonstrações mais fortes da cultura popular do Brasil, especialmente de Alagoas, entendo como uma obrigação do Museu Théo Brandão estar sintonizado com essa expressão cultural”, disse.

Na manhã do dia 6, o bloco Pinto da Madrugada promete arrastar mais de cem mil foliões pela orla da Pajuçara. O bloco, que completa dez anos, também faz parte dessa vontade de resgatar os carnavais de frevo de rua, que são mais identificados com a nossa cultura.

Atividades acadêmicas

Mantendo a alegria do carnaval, de 8 a 12 de fevereiro, a universidade realiza o planejamento pedagógico para o início de mais um semestre e elabora a programação de recepção dos feras. A aula inaugural promete ser uma grande festa de boas vindas aos novos graduandos. As aulas iniciam no dia 22 de fevereiro nos Campi Maceió e Arapiraca. Fique atento ao calendário acadêmico!

De 22 a 26 de fevereiro, será realizada a X Semana de Comunicação, que tem como tema "Por uma comunicação livre e transformadora". A programação inclui palestras, grupos de debates, oficinas e painéis.

E tudo isso é apenas o início de mais um semestre de muitos eventos, congressos e atividades nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização.