Extensão realiza projeto para o desenvolvimento do litoral norte

11/01/2010 09h36 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h24
José Roberto e Cicero Péricles na reunião de preparação

A Ufal, por meio da Pró-reitoria de Extensão, está desenvolvendo o projeto Conorte-Ufal - Mobilização, Diagnósticos e Planejamento Territorial Participativo do Litoral Norte, aprovado pelo CNPq, com recurso do Ministério do Desenvolvimento Social para atuação no território do Consad no Litoral Norte do Estado de Alagoas. A equipe é formada por 35 alunos bolsistas e colaboradores e nove professores da Ufal que atuam como coordenadores de suas áreas de atuação.

No último dia 4 de janeiro, foi realizada a primeira palestra deste ano na Ufal, como parte de preparação da equipe de execução do projeto. A palestra "Desenvolvimento Territorial Sustentável" foi proferida pelo economista Cícero Péricles, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Ufal, que fez uma análise sócio-econômica do Estado de Alagoas com ênfase no Litoral Norte. Dados relacionados à formação do povo, à falta de modernização da infraestrutura de produção e ao baixo investimento em educação básica e tecnológica foram apresentados como as principais causas da pobreza e do atraso da região.

No dia seguinte, foi realizada a primeira viagem do grupo com destino a Porto Calvo e Maragogi, como parte das atividades de reconhecimento territorial. Em Porto Calvo, foi realizada uma reunião no auditório da prefeitura com representantes dos municípios: Barra de Santo Antônio, Matriz do Camaragibe, Porto de Pedra, Jundiá, Jacuípe e Porto calvo. Em Maragogi, o grupo conheceu a Cooperativa de Pequenos Agricultores Organizados (Copeagro).

O professor José Roberto, coordenador de Extensão, apresentou o projeto e solicitou o engajamento do poder público da sociedade civil organizada para, juntamente com a universidade, pensar de forma estratégica o território do Consad.  “Da mesma forma que os países formam blocos de interesses econômicos, sociais e culturais, é necessário que os municípios reconheçam suas limitações, potencialidades e vocações. Esta será a base referencial para construir, conjuntamente, a visão de futuro rumo ao desenvolvimento, finalizou”.

Na quinta-feira, dia 7, mais uma viagem de reconhecimento territorial foi realizada pelo grupo,  que reuniu representantes dos outros seis municípios do Consad na cidade de Passo de Camaragibe.