Equipes do Projeto Rondon fazem a diferença no sertão alagoano

25/01/2010 15h38 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h26
Estudantes com o vice-reitor Eurico Lôbo na cerimônia de abertura do Projeto

Madalena Fernandes – estagiária de Jornalismo

Os estudantes dos Campi Maceió e Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas, juntamente com acadêmicos da Universidade Federal de Juiz de Fora, iniciaram, no dia 18 de janeiro, os trabalhos do Projeto Rondon no município de Senador Rui Palmeira. As atividades prosseguem até este sábado, 30 de janeiro.

As equipes são compostas por estudantes de Arquitetura, Administração, Agronomia, Biologia, Jornalismo, Turismo, Medicina, Enfermagem, Serviço Social e Pedagogia, além de quatro orientadores, dois da Ufal e dois da UFJF.

Na primeira semana foram realizados trabalhos em diversas áreas. Uma das atividades mais marcantes foi a caminhada ecológica com as crianças da cidade, para o recolhimento dos lixos que se encontravam às margens do Riacho Grande. Foram recolhidos mais de 25 sacos de lixo!

Para a rondonista, Erica Santana, o maior problema ambiental encontrado na cidade é o lixo. “Precisamos mudar esta realidade”, afirmou.

Os rondonistas estão desde o dia 16 de janeiro longe de casa. No dia 17, pela manhã, eles participaram da cerimônia de abertura do Projeto Rondon realizada no Centro de Convenções de Maceió, onde esteve presente o vice-reitor da Ufal, Eurico Lôbo, além de autoridades do Estado.

Na cerimônia, o coronel Brito Neto destacou a importância do projeto. “O mais importante é transmitir valores”, disse o coronel. Em seguida, as equipes se deslocaram para os vintes municípios de Alagoas que participam da edição do Projeto Rondon este ano.