Equipe de Empreendedorismo conhece experiências de outros estados

19/01/2010 10h51 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h25
Visita à Prointec

Clauderlan Vilela -assessor do programa de empreededorismo

A equipe do Programa de Empreendedorismo da Ufal finalizou 2009 com uma série de visitas técnicas às incubadoras de empresas de referência nacional. Através da troca de conhecimentos realizada em cada encontro, a gerência do programa adquiriu um importante aprendizado para dinamizar as ações em 2010.

Josilan Paulino Barbosa e Gilda Monteiro visitaram cinco incubadoras de empresas entre os dias 14 e 17 de dezembro. No Rio de Janeiro, sob coordenação da gerente Regina Faria, conheceram a Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Em Minas Gerais, na cidade de Itajubá, sob coordenação da gerente Geanete Dias e do consultor Maurício Bittencourt, visitaram a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit) e o Centro Gerador de Empresas de Itajubá (Cegeit), e, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, sob coordenação de Rogério Abranches da Silva (Nemp), Jaci Alvarenga e pelo bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) Luiz Carlos Dionísio, conheceram a Incubadora de Empresas e Projetos do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e, sob coordenação do gerente financeiro Juvenil de Souza Chagas, visitaram o Programa Municipal de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (Prointec).

Além de propor novas parcerias para a Incubal e o Núcleo Espaço Gente, a visita técnica proporcionou uma observação detalhada das atividades gerenciais e dos mecanismos utilizados para angariar recursos. Também foi possível conhecer a estrutura e as parcerias realizadas, assim como apreciar empresas incubadas que tem se destacado no mundo dos negócios.

Segundo Josilan Paulino, as incubadoras de empresas visitadas possuem uma grande estrutura. “No entanto boa parte do sucesso obtido se deve também ao apoio das prefeituras e dos governos estaduais, assim como do Sebrae, do Sindicato das Indústrias, do Instituto Euvaldo Lodi (Iel), da Associação Comercial e de outros parceiros”, disse Josilan, e ressaltou que, em Itajubá, Minas Gerais, a secretária Municipal de Ciência e Tecnologia, Leandra Machado Santos, tem desenvolvido diversos projetos de empreendedorismo junto a Incit, promovendo, por consequência, um desenvolvimento contínuo para a cidade.

Netpoint

No dia 18 de dezembro de 2009, após concluir as visitas às incubadoras de empresas, Josilan Paulino e Gilda Monteiro estiveram em São Paulo, onde conheceram as dependências da Netpoint, acompanhados por Leandro Gonçalves, gerente de desenvolvimento, e Alessandro Capoferri, proprietário diretor. A Netpoint, que chega à Alagoas como uma empresa incubada do Programa de Empreendedorismo da Ufal, será representada no estado pelo gerente de desenvolvimento Eduardo Tomita.