Encontro de Geografia reúne estudantes de todo o Brasil

13/01/2010 11h49 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h24
Estudantes montaram suas barracas por toda a universidade

Jhonathan Pino - jornalista

O Campus A. C. Simões, em pleno mês de férias, está tomado por estudantes de todo o Brasil. São cerca de 1500 universitários participando do 18º Encontro Nacional dos Estudantes de Geografia, que começou nesta terça-feira, 12, e se estende até a próxima segunda-feira, 18 de janeiro.

Vindos de diversos estados brasileiros, os universitários passaram dias para chegar a Maceió. Raquel Braga, estudante da Pontífice Universidade Católica de Minas Gerais, enfrentou uma viagem de três dias, visitando praias por toda a Bahia, antes de chegar ao destino. “Eu vim pra duas coisas: debater e fazer turismo, unindo o útil ao agradável”, disse Raquel.

Larissa Belo, Nicolas Barra e André Azoury saíram do Espírito Santo, pararam em Cachoeira, na Bahia, e têm uma opinião em comum: “viemos conhecer o local, pessoas e expandir o conhecimento”, afirmou Nicolas Barra.

Sobre o Eneg

O Encontro tem como tema “Que currículo? Que Geografia? Mercado, produtividade do conhecimento, academicismo, Instituições… e a autonomia?”, e visa debater a realidade do ensino da Geografia, a importância do desenvolvimento de novas tecnologias como suporte ao ensino, destacando também as questões abordadas pela interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.

Também serão debatidas a Geografia Física e Ambiental, além das tendências oferecidas pelo mercado de trabalho para o futuro geógrafo. O Eneg serve como espaço de influência e debates sobre a formação científica e profissional dos participantes, através da interação e discussão entre pessoas das mais diversas partes do país.

Ao decorrer do evento haverá apresentações de trabalhos, mesas redondas, debates, torneio de futebol entre universidades e saídas de campo. Mais informações através do endereço eletrônico ou do e-mail xviiieneg@yahoo.com.br.