Curso de Qualidade no Atendimento inicia com aula inaugural

Teve início nesta segunda-feira, 25, o curso à distância de Qualidade no Atendimento, promovido pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

26/01/2010 14h58 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h26
51 servidores compareceram à aula inaugural

Jhonathan Pino e Rose Ferreira - jornalistas

Pela primeira vez, a Ufal realiza um curso de capacitação à distância, graças à parceria com mais cinco universidades (Ufba, Ufpa, UFS, UFRN e UFRJ) que formam a Rede de Colaboração e Aprendizagem das Instituições Federais de Ensino (RCI-Ife).

A aula inaugural aconteceu no auditório da Biblioteca Central e contou com a presença de 51 servidores que farão o curso de capacitação. Na oportunidade, Lucenilda Rocha e Bruno Morais, da Progep, apresentaram a página que servirá de principal interface do curso, deram orientações gerais e esclareceram dúvidas. “Os alunos terão 90 dias para acessar os três módulos que compõem o curso. Durante esse tempo, eles podem criar uma carga horária diária ou semanal”, explicou Bruno Morais, ressaltando a necessidade de organização e boa administração do tempo nesse processo, tendo em vista a realização de exercícios e prova no final do curso.

Depois da aula inaugural, o único momento presencial do curso será no dia 10 de maio, quando os alunos farão a avaliação final, responsável por 70% da nota final. Os exercícios respondidos ao longo do curso serão responsáveis pelos outros 30% da nota. “Quem perder o dia da prova ou ficar com a nota abaixo de 7,0 terá a chance de refazê-la no término do próximo ciclo do curso”, esclareceu Lucenilda Rocha, coordenadora do Programa de Capacitação da Progep.

A comunicação entre o aluno e o tutor será frequente através de e-mails, por isso o curso exige alguns requisitos como acesso a internet e os programas PDF e Flash Player devidamente instalados no computador do usuário. “O tutor sempre estará disponível para esclarecer quaisquer dúvidas. Além disso, através do nosso sistema de controle de acesso, saberemos quando foi o último acesso de cada aluno, o tempo gasto com o estudo do módulo etc”, afirmou Bruno Morais.

Ao todo, 69 alunos se inscreveram no curso “Qualidade no Atendimento”, no entanto só terão acesso aos módulos e apostilas os alunos que compareceram à aula inaugural e assinaram um termo de compromisso. De acordo com Lucenilda Rocha, os alunos que não puderam comparecer por motivos de trabalho ou saúde, devem procurar a Progep o mais rápido possível.

Este é o primeiro curso de capacitação oferecido à distância e tem atingido um público que não poderia comparecer a aulas presenciais, seja pela distância física ou pelo desenvolvimento de outras atividades. “A procura foi além das nossas expectativas, estamos muito satisfeitos porque sabemos que estamos dando oportunidade a servidores que trabalham no interior ou estão fazendo outros cursos e não poderiam comparecer às aulas na universidade. Acreditamos a capacitação à distância respalde a expansão, a criação e o desenvolvimento de novos Campi”, concluiu Lucenilda Rocha.