Alunos do Campus Arapiraca realizam a I Feira Interdisciplinar

16/01/2010 16h11 - Atualizado em 13/08/2014 às 01h25
I Feira Interdisciplinar atraiu comunidade arapiraquense e vários estudantes

Rose Ferreira – jornalista

Alunos do Campus Arapiraca e Polos organizaram, no último dia 8 de janeiro – dia do resultado do PSS 2010 –, a I Feira Interdisciplinar, com o objetivo era expor à comunidade os projetos que estão sendo desenvolvidos nos três anos de existência na Ufal na região Agreste. A Feira se realizou no Parque Ceci Cunha, das 14h às 17h, quanto então as expectativas se voltaram para a divulgação do listão dos aprovados.

Para José Raniery Ferreira, aluno do 8º período de Ciências da Computação, participar da Feira é muito positivo. “Através desse evento, enriquecemos nosso currículo, ganhando experiência, e mostramos o que a Universidade tem produzido”, explica.

Alerson Lisboa, do 8º período de Arquitetura e Urbanismo, expôs o projeto que faz parte, intitulado “A implantação construtiva em placas pré-moldadas para habitações de interesse social”, que teve início em outubro de 2009. “Nosso projeto é muito interessante porque foi desenvolvido em sala de aula e pretende mostrar como é possível baratear a construção de casas populares, sem perda de qualidade”, esclarece. Ainda na tenda do curso de Arquitetura, outro projeto estava chamando a atenção, uma maquete física do lago da Perucaba, com o levantamento de todos os dados topográficos. “Acredito que a melhor sensação para mim é perceber que todo conhecimento que recebi na graduação até agora foi aplicado no desenvolvimento dessa maquete”, diz Anderson Miranda, do 4º período.

A ida da Universidade para a região Agreste deu oportunidade a estudantes, como José Aelson de Oliveira, que moram no interior e não tinham como se deslocar e se manter na capital para estudar. “Eu sou de Coité do Nóia e sempre fui apaixonado por animais. Quando vi que a Ufal tinha se instalado em Viçosa com o curso de Medicina Veterinária, pensei: ‘Essa é a minha chance!’”, diz Aelson, que atualmente cursa o 6º período, e faz parte do projeto de pesquisa intitulado “Síndrome cólica por compactação de cólon maior: relato de caso”, orientado pelo professor Pierre Escondro.

Listão dos aprovados

O listão dos aprovados no PSS 2010 para o Campus Arapiraca e Polos (Palmeira dos Índios, Viçosa e Penedo) começou a ser lida às 17h pela coordenadora de pós-graduação da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propep), Sandra Nunes, que leu os nomes dos seis primeiros colocados em cada eixo temático da Universidade – gestão, tecnologia, saúde, educação, agrárias e humanidades. Graças ao excelente desempenho que obtiveram, os seis feras já vão ingressar na Ufal com uma Bolsa de Iniciação Acadêmica, que lhes garantirá o envolvimento em pesquisas e uma ajuda de custo. A lista completa foi lida pelo Pró-reitor de Graduação, Anderson Dantas; Simone Ferreira, atual coordenadora do Campus Arapiraca; professores dos cursos e alunos organizadores do evento.

A cada nome lido, o grito de vitória podia ser ouvido, seguindo-se de muita comemoração, banho em caixas d’água especialmente preparadas para o momento, raspagem de cabelos e de sobrancelhas. Tudo valia a pena no momento de euforia. Pelo menos foi o que garantiram Glauber Feitosa, fera de Agronomia, e Ellen Cavalcante, fera de Serviço Social. “É uma coisa de louco, muita alegria mesmo. Eu passei na Ufal!”, disse entusiasmado Henrique Barbosa, fera de Biologia. “Esse foi meu primeiro vestibular, estudei muito, e graças a Ufal eu vou poder continuar estudando na minha cidade”, comemorou Alden Lisboa, fera de Agronomia.