VII Concerto de Natal marca comemoração natalina da Ufal

16/12/2009 15h15 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h56
Orquestra de Câmara e o Corufal

Por Daniel Dabasi

A Universidade Federal de Alagoas prossegue com a programação especial de Natal. No próximo dia 17, na catedral Metropolitana de Maceió, no Centro, o VII Concerto de Natal promete encantar a platéia com um repertório bem eclético que vai de peças eruditas, canções tradicionais e músicas folclóricas natalinas.

No programa deste ano, o VII Concerto de Natal homenageia os 200 anos de nascimento do compositor alemão Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847), um dos pioneiros do romantismo musical e os 50 anos de morte do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959), mestre da alma brasileira.

Dia de homenagens

Pelos relevantes serviços prestados à música alagoana, a musicista Venúzia de Barros Melo (1927) será homenageada com sua valsa “Os meus 14 anos” executada pela Orquestra de Câmara da UFAL com arranjo do regente Nilton de Souza. D. Venúzia foi a fundadora do Conservatório Brasileiro de Música: Departamento de Alagoas que funcionou de 1956 a 1973.

Graças à iniciativa privada da professora Venúzia de Barros Melo, algo pode ser feito pelo ensino regular da música no Estado, fato que só voltaria a ocorrer nos anos 80 com a criação do Curso de Música do Centro de Belas Artes ligado à antiga Fundação Teatro Deodoro e aos Cursos de Música da UFAL. No programa, ainda dois arranjos de “Boa Noite meu senhores todos” e “Meu São José” tradicionais peças do pastoril alagoano.

A primeira peça é um arranjo para metais de Nilton de Souza, já a segunda é um arranjo para coro e orquestra de Eduardo Xavier. De forma inédita, o pastoril ganha contornos eruditos e também é homenageado neste VII Concerto de Natal como sinal de que a arte popular é fonte de inspiração que dá sentido à pesquisa acadêmica.

Vão se apresentar além do Corufal e da Orquestra de Câmara, o Coro Infantil do Colégio Santa Madalena Sofia e os solistas soprano Claudiana Melo, o tenor Maurício Carnaúba e os barítonos Douglas Nascimento, Bruno Sandes e Eduardo Xavier. A regência é de Nilton de Souza e a coordenação geral é de Eduardo Xavier. A entrada é gratuita e o concerto começa pontualmente às 20 horas.