UAB de Maragogi tem curso da Fiocruz

15/12/2009 13h08 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h56

Fonte: Gazeta de Alagoas de 13 de dezembro / Severino Carvalho - repórter

No polo da UAB de Maragogi, a Universidade Fede­ral de Alagoas (Ufal) disponibiliza os cursos a distância de Sis­tema de Informação e Pedago­gia; o Instituto Federal de Edu­cação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal) de Hotelaria, Biolo­gia, Letras e Administração Pú­blica. Uma das instituições mais tradicionais do País, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), oferece quatro cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento ou especialização e tem atraído alunos de outros Estados. A enfermeira Maria Célia Barbosa, com 27 anos de profissão, sai de Caruaru, no Agreste Per­nambucano, para aperfeiçoar os conhecimentos no curso de Ges­tão de Projetos de Investimentos em Saúde oferecido pela Fiocruz no polo da UAB de Maragogi. Os encontros presenciais ocorrem a cada três meses. Essa comodida­de atraiu o interesse da enfer­meira pernambucana.

"O horário de estudo é flexí­vel, eu mesmo o faço. Como tra­balho o dia todo, não tenho tem­po de ficar em sala de aula", afir­mou Maria Célia, pontuando as vantagens de um curso a distân­cia.

"Eu trabalho em mais de um município e também não tenho tempo", alegou a assistente so­cial Edna Leite, que mora em São José da Coroa Grande, Lito­ral Sul de Pernambuco. Os cursos de pós-graduação, ao contrário dos demais, têm atraído mais es­tudantes de outros Estados. "No curso de Vigilância Sanitária, por exemplo, de 28 alunos, apenas um é alagoano", revelou a coor­denadora do polo da UAB em Maragogi, Ana Cristina Cavalcante Almeida.