Redação finaliza vestibular PSS 2010

O tema da redação foi voltado para o combate do trabalho escravo no século XXI

03/12/2009 10h30 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h54

Fonte: Gabriel Moreira – Gazetaweb

Acabou. Com o tema voltado para o combate do trabalho escravo no século XXI, a prova de redação finalizou os quatro dias de vestibular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), nesta quarta-feira, 2.

A concorrente baiana Kiara Freitas de Bittencourt, que neste ano presta vestibular em diversas universidades federais espalhadas pelo país, elogia o processo seletivo adotado pela Ufal. “Acho importante as questões abertas, porque mostram a capacidade de raciocínio/expressão do candidato. Outro ponto muito interessante é a fragmentação da prova em quatro dias, característica até agora só vi em Alagoas, e que possibilita uma melhor avaliação do conhecimento de cada um”, analisa Kiara.

Passado o vestibular, os alunos avaliam o concurso como tranquilo e sem grandes surpresas. Para muitos, as provas com maiores índices de dificuldade continuam sendo as de matemática e física. “O nível das questões estava muito bom, dentro do que estudei durante o ano, mas as provas de exatas foram as mais difíceis”, contou Paulo Vitor, aluno que presta pela segunda
vez vestibular para Jornalismo.

Após a maratona de provas, fica a ansiedade na espera dos vestibulandos pelo resultado. “Agora, é esperar com esperança pelo resultado do vestibular”, explica Ilana Almeida, que aguardará até o dia 8 de janeiro, data prevista pela Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), para divulgar a lista de aprovados.

Experiência

Quando o assunto é vestibular, o equilíbrio emocional é peça chave na hora da prova. Para os mais experientes, como Kiara, que pela quarta vez concorre a uma vaga no curso de Medicina, a maturidade é uma vantagem. “A experiência conta muito. Os ‘veteranos’ têm a atenção redobrada em pegadinhas. Além do sangue frio para avaliar
racionalmente a prova”, avalia.

Já Ana Maria, concorrente a uma vaga no curso de Arquitetura, acha que “o controle emocional pode até ser uma vantagem para os mais experientes, mas nós ‘marinheiros de primeira viagem’, quando bem preparados e conscientes, podemos trabalhar muito bem este equilíbrio”.

Vestibular

Com mais de 33 mil candidatos inscritos, a Universidade Federal de Alagoas oferta um total de
4.483 vagas para os três Campi. Este ano, o PSS conta com a participação de 101 coordenadores, sendo 69 na capital e 32 no interior. Ao todo, 3.500 fiscais ajudam a garantir a tranquilidade das provas.

No Campus Maceió, 19.486 candidatos disputam as 3.503 vagas, distribuídas entre os 45 cursos. No Campus Arapiraca, que a partir do próximo ano também terá cursos noturnos, 6.077 candidatos disputam as 770 vagas. O Campus do Sertão, que já entra em funcionamento a partir de 2010 oferecendo oito cursos, entre diurnos e noturnos, registra 1.250 concorrentes para as 560 vagas. Com isso, os campi da Ufal no interior participam com um total de 7.327 candidatos.