Pré-Vestibular Comunitário abre 810 novas vagas, bolsas em Arapiraca e outras notícias.Confira!


21/12/2009 09h29 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h57

Pré-Vestibular Comunitário abre 810 novas vagas

Até 8 de março estarão abertas as inscrições para o curso Pré-Vestibular Comunitário, do Programa Conexões de Saberes/Ufal. Ao todo, são ofertadas 810 vagas a estudantes e concluintes de escolas públicas, cenecistas e federais. Os candidatos devem fazer a inscrição através do site da Copeve. As vagas serão divididas entre as localidades do Benedito Bentes, Chã da Jaqueira, Clima Bom I, Bom Parto, Graciliano Ramos, Farol (Cepa) e nos municípios de Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Arapiraca e Penedo. O curso é totalmente gratuito e oferece todo o material didático.

Proest abre inscrição para o CID Arapiraca

 

As inscrições estão abertas até essa quinta-feira, 25 de fevereiro. A Pró-reitoria Estudantil publicou edital abrindo vagas para a Bolsa de Desenvolvimento Institucional no Campus Arapiraca. As bolsas são destinadas a suprir as carências do Centro de Inclusão Digital, que foi instalado no segundo semestre de 2009.  As vagas são destinadas aos alunos do curso de Ciências da Computação do Campus Arapiraca. Os interessados devem ler o Edital que se encontra abaixo e preencher a ficha, que também já está disponível. Mais informações no site da Proest.

Novo período de reajuste de matrícula para os veteranos

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) informa que o novo período para o reajuste de matrícula para os alunos veteranos será de 8 a 26 de fevereiro nas coordenações de curso.

Encontro da SBPC

O Encontro acontece de 25 a 30 de julho, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O tema central da reunião será "Ciências do Mar: Herança para o Futuro" - assunto escolhido pelo fato de o litoral brasileiro se constituir em um ecossistema de alta relevância ambiental, com significativo potencial econômico e social para o país.  Mais informações.

Curso de Iniciação à Dança

A Escola Técnica de Artes (ETA) está com as inscrições abertas até o dia 26 de fevereiro, no período da tarde, para o Curso de extensão de iniciação à Dança. O curso terá uma carga horária total de aulas de 200h, distribuídas nas disciplinas de Improvisação, Consciência Corporal e Exploração do Movimento, História da dança, Música e Ritmo. As aulas começam no dia 1º de março. O curso será realizado durante todo o primeiro semestre de 2010, no período da tarde, nas segundas, terças e quartas e oferece 35 vagas. Mais informações pelo telefone (82)3326-7337 ou na secretaria dos cursos de artes, no Espaço Cultural, na Praça Sinimbú.

III Workshop de Síntese Orgânica

Entre os dias 25 e 26 de março, Maceió sediará o III Workshop de Síntese Orgânica, que tem como objetivo maior a integração dos grupos de pesquisa das regiões do eixo norte do país na área de síntese orgânica, possibilitando a comunicação com outros centros de pesquisa das regiões sudeste e sul já consolidados. Por meio de conferências, painéis, comunicações de trabalhos, debates de temas relevantes e da presença física dos participantes pesquisadores e estudantes, podem gerar vários frutos, como a disseminação do conhecimento local e a possibilidade de cooperação entre os grupos de pesquisa, tão necessários para regiões em desenvolvimento em pesquisa. As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de fevereiro através do site. 

Biblioteca recebe sugestões para compra de livros

Até o dia 28 de fevereiro, o sistema de Bibliotecas da Ufal está recebendo a indicação para aquisição de livros para ampliar o acervo em 2010. Basta acessar o site para fazer as sugestões. Segundo a diretora da BC, Cristiane Cyrino, o sistema está aberto tanto para professores, quanto estudantes e funcionários da Universidade, dos campi Maceió e Arapiraca. Desde 2005, a Biblioteca Central dispõe do sistema de sugestão de livros e aquisição de novos títulos on-line. A princípio, somente coordenadores de curso podiam sugerir, mas já em 2006 o sistema foi aberto para toda a comunidade acadêmica. A BC conta hoje com cerca de 23.500 títulos e 95.000 exemplares, mas o número vem aumentando a cada ano, tanto com as solicitações de usuários como por causa do aumento no investimento na compra de novos títulos.

Cursos Especiais na CCLA

A Casa de Cultura Latino-Americana está oferecendo cursos especiais de espanhol e italiano instrumentais. Esses cursos têm duração de seis meses e são ideais para o conhecimento geral de uma língua e para provas de pós-graduação. A secretaria da CCLA funciona nos horários das 8h às 13h e das 14h às 19h. Mais informações através do telefone (82) 3336-3933 ou do e-mail ccla@ufal.br.

Vaga de estágio

A Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) está oferecendo uma vaga para estágio no Setor de Orçamento. A seleção ocorrerá mediante entrevista com o interessado. Só devem participar da seleção estudantes do Curso de Ciências Contábeis, a partir do 5° período (exigência), munido de currículo e no horário de atendimento da Secretaria – das 8h às 14h. O entrevistado tem que ligar antecipadamente para marcar a entrevista com Jailton Nicácio através do telefone (82) 3315-3721.

Alunos de Ciência da Computação aprovados em cursos conceituados do Brasil

A cada ano, pelo menos 10 estudantes dentre os formandos do curso de Ciência da Computação conseguem ser aprovados nos Mestrados em computação de melhor conceito perante a Capes, entre os quais se incluem PUC-Rio, UFRGS, UFMG e UFPE. Já em nível de Doutorado, neste ano foram aprovados 6 ex-alunos do curso, tendo como um dos destaques o resultado do processo de seleção 2010 da PUC-Rio, onde o primeiro colocado foi Baldoíno Fonseca dos Santos Neto, egresso da Ufal.

Doutorado em Materiais divulga resultado da seleção

O Programa de Pós-Graduação em Materiais divulgou o resultado da seleção para a próxima turma de Doutorado. Os nomes dos aprovados podem ser conferidos aqui. Este programa tem como objetivo principal formar profissionais, em nível de Doutorado, para realização de estudos, pesquisas e trabalhos técnicos, na área de materiais. O profissional formado terá um perfil de atuação multidisciplinar, com experiência em síntese, modelagem, caracterização e aplicações de materiais avançados, com ênfase ao menos em um destes campos de atuação. Leia mais sobre o doutorado no link.

Seleção de trabalhos acadêmicos

Estão abertas as inscrições para os trabalhos acadêmicos a serem apresentados no evento Alagoas Digital. Os estudantes e graduados que possuam trabalhos ligados aos temas do evento podem submeter o resumo até o dia 19 de fevereiro. Os trabalhos devem versar sobre os temas: “Tecnologia para um mundo em movimento”, “Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para um mundo sustentável” e “Inovações Tecnológicas”. O primeiro envolve as redes sem fio, a tecnologia para celulares e dispositivos móveis e Redes Sociais, como Youtube, Orkut, Facebook e Twitter. Leia mais.

Música online

Esta semana mais um periódico em Música encontra-se on-line. Trata-se da Revista Opus ligada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (Anppom). A Ufal está representada nesta edição, com o trabalho de Marcos dos Santos Moreira sobre o método Da Capo.

 

Bolsas de Estudo na Argentina

 A Aliança Internacional da Argentina em língua espanhola oferece  várias bolsas de estudo durante o mês de junho, julho e agosto de 2010. É um Full espanhol e Cultural Immersion, na cidade de Córdoba. As bolsas cobrem até 60% do custo total do programa (Curso + alojamento). Estudantes que receberem esta bolsa só pagarão U$ 490 para todo o programa. Informações no site