Pesquisas multidisciplinares ganham novos espaços

11/12/2009 14h01 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Laboratório de Caracterização e Microscopia de Materiais

Diana Monteiro – Jornalista e Avanny Oliveira - estagiária

A sexta-feira no Campus Maceió foi marcada pela inauguração de mais dois espaços físicos, desta vez destinados a estudos científicos multidisciplinares que envolvem alunos e docentes pesquisadores de quatro unidades acadêmicas: Centro de Tecnologia (Ctec), Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), Instituto de Física (IF) e Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS).

Foram inaugurados o Laboratório de Caracterização e Microscopia de Materiais (LCMMat) e o Laboratório de Biologia Celular (LBC), que passam a centralizar estudos científicos desenvolvidos pelos seis grupos de pesquisas: Grupo de Óptica e Materiais, Grupo de Biologia Celular, Grupo de Síntese de Catalisadores, Grupo de Catálise e Reatividade Química, Grupo Eletroquímica e Grupo de Computação Científica e Visualização.

A solenidade contou com a presença do vice-reitor Eurico Lôbo, da professora Sandra Nunes, representando a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, professor Valmir Pedrosa, professor Roberto Jorge Vasconcelos, presidente da Fundepes, Lenilda Austrilino, representando a Secretaria de Estado da Ciência e da Tecnologia e Jandir Hickmann, coordenador de Doutorado em Materiais, além de representantes da comunidade acadêmica.

“Estes laboratórios são dois grandes núcleos de pesquisa que a Ufal inaugura nesse momento e tanto alunos de graduação e de pós-graduação, quanto mestres, doutores e também pesquisadores poderão realizar seus trabalhos. Já são núcleos consolidados e de referência e reconhecimento no Brasil e no exterior”, enfatizou o vice-reitor, professor Eurico Lôbo.

A inauguração dos novos laboratórios marca a primeira atividade do recém-aprovado Programa de Doutorado na área de Materiais, vinculado ao Ctec e que já está com inscrições abertas ofertando 15 vagas. O programa, que tem aula inaugural na segunda quinzena de março, conta com 16 membros efetivos e mais quatro professores colaboradores, incluindo um docente do Campus Arapiraca.

Os coordenadores do Laboratório de Biologia Celular (LBC) Emiliano Barreto, Salete Smaniotto e Silvana Ayres, apresentaram aos presentes o equipamento denominado Citômetro de Fluxo, o primeiro de Alagoas. O equipamento possibilitará que os pesquisadores realizem estudos nas áreas de imunofarmacologia, imunohistologia. “Com a inauguração deste laboratório a Ufal só tem a ganhar, e a sociedade também. Inicialmente realizaremos pesquisas internas, mas o nosso objetivo é expandir o trabalho”, afirmou a professora Silvana Ayres. Integra também como coordenadora do LBC a professora Therezinha Calado, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS)

Investimento científico

Informam os pesquisadores Jandir Miguel Hickmann e Eduardo Fonseca, que os seis grupos de pesquisas já vêm atuando em Nanotecnologia e Nanobiotecnologia, e agora passam a dispor de uma maior estrutura para os estudos científicos. Acrescentam que no LCMMat foi investido um milhão de reais em equipamentos com recursos oriundos do CNPq, Finep, Fapeal e Capes. Acrescentam que o Laboratório de Caracterização e Microscopia de Materiais dispõe do primeiro microscópio eletrônico de Alagoas.

Além da inauguração dos laboratórios, integrou à programação a palestra do professor Hilário Alencar, do Instituto de Matemática da Ufal. Ele integra a Academia Brasileira de Ciências e preside a Sociedade Brasileira de Matemática, e falou sobre “O Ensino de Ciências e a Educação Básica: Propostas da Academia Brasileira de Ciências para superar a crise”.  Mais informações sobre o Programa de Doutorado em Materiais através do site.