Pesquisas acadêmicas são premiadas pela comunidade científica

Professores e estudantes envolvidos com o Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Universidade Federal de Alagoas obtiveram êxito na participação de palestras e congressos de grande importância. Somente nesse bimestre, alguns estudantes tiveram seus trabalhos premiados em eventos acadêmicos e internacionais.

22/12/2009 16h14 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h57
Heleno Pontes e Eduardo Setton recebendo certificado de excelência acadêmica por trabalho apresentado

Rayssa Lira – jornalista

A participação do LCCV no VI Congresso Acadêmico foi intensa. Incentivados e orientados pelos professores, os alunos apresentaram trabalhos durante todo o evento, que ocorreu de 23 a 28 de novembro. Como resultado, alguns integrantes do LCCV tiveram os trabalhos premiados e receberam o Certificado de Excelência Acadêmica.

Entre os trabalhos premiados, está o do estudante Heleno Pontes, de Engenharia Civil, sob a orientação do professor Eduardo Setton, coordenador geral do LCCV, que apresentou com excelência o trabalho "Estudo e implementação de técnicas de computação de alto desempenho em uma biblioteca de análise dinâmica de linhas de ancoragem e risers".

Para Heleno Pontes, “o prêmio serve como um incentivo para o desenvolvimento de pesquisas. O LCCV contribuiu me dando suporte para o desenvolvimento da pesquisa, tanto no espaço físico, quanto com cursos de formação. Com essa ajuda foi possível desenvolver o trabalho e ser reconhecido. O LCCV tem grande importância na minha formação acadêmica, permitindo o aprendizado de assuntos que envolvem diversas áreas da engenharia e o desenvolvimento acadêmico e profissional".

Os estudantes João Pedro Pontes e Vítor Normande, do Instituto de Computação, também receberam certificado de excelência acadêmica, com trabalhos orientados pelos professores Alessandro Jatobá e Robério Santos. Eles apresentaram um estudo sobre a viabilidade e conseqüente implantação de uma ferramenta para gestão de pessoas e suas respectivas atividades desenvolvidas no Laboratório intitulado "Sistema de Acompanhamento de atividades em projetos baseado no conceito de microblogging e redes sociais: a ferramenta MOMBS".

Para João Pedro Pontes, “todo este trabalho foi desenvolvido graças ao LCCV, que disponibilizou uma ótima estrutura e também graças aos orientadores responsáveis pela idealização da ferramenta Microblog. Após a implantação da ferramenta no portal, foi obtido um grande sucesso com a mesma”, disse o estudante.

Já Vitor Normande acredita que a experiência adquirida no Laboratório é única. “O LCCV trouxe uma experiência gerencial e permitiu aplicar o nosso conhecimento científico e técnico. Temos aplicado o conhecimento em redes sociais e comunidades em um ambiente corporativo e isso tem nos enriquecido muito, além de nos motivar bastante. Não teríamos oportunidade de desenvolver esse tipo de trabalho em outros locais”, comenta o aluno.

Participação em congresso internacional

O LCCV foi a 4ª maior delegação presente no XXX Congresso Íbero Latino-Americano de Métodos Computacionais em Engenharia (Cilamce), perdendo apenas para o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O evento, que ocorreu na belíssima cidade de Búzios (RJ) entre os dias 8 e 11 de novembro, apontou como melhor trabalho do congresso, no simpósio Research Beginners on Computational Methods in Enginneering, o título: Uma Estratégia Numérica para a Análise Acoplada Fluxo-Deformação de Meios Porosos Baseada na Teoria da Poroelasticidade de Biot, de autoria do aluno Ricardo Albuquerque Fernandes; da Engenheira da Petrobras, Maria Cecília Rodrigues Sena; do Prof. Dr. Eduardo Nobre Lages; e da professora Viviane Carrilho Leão Ramos, todos integrantes do LCCV. O trabalho recebeu o Prêmio de Iniciação Científica Agustín Juan Ferrante.

“Pelo time de autores acho que não há surpresa nenhuma para nós, não se poderia esperar outra coisa desse elenco, mas quero destacar que, como tudo que acontece aqui no LCCV, é mais um grande fruto do nosso trabalho coletivo que está nos impulsionando a cada dia”, destaca Eduardo Setton, coordenador Geral.

O CILAMCE é um dos principais congressos da engenharia civil, sendo o principal evento apoiado pela Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC), filiada à Associação Internacional de Mecânica Computacional (IACM). Em 2008, Maceió foi a cidade sede do evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil junto ao LCCV e com apoio de professores do Centro de Tecnologia e do Instituto de Computação. O evento foi considerado um sucesso.