Orquestra de Câmara e Corufal se apresentam no Posto 7 neste domingo

18/12/2009 12h43 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h56
Orquestra de Câmara da Ufal

Neste domingo, 20, a Orquestra de Câmara e Coral da Ufal se apresentarão no Posto 7, na Jatiúca, interpretando temas natalinos. O Coral da Casal e a banda Adama Roots também participarão desta que é a 21ª edição do projeto Maceió Viva Cultura e prometem agradar ao público. O evento é gratuito e começa às 18h.

Na última quinta-feira, 17, o VII Concerto de Natal encantou a plateia com um repertório bem eclético, que inclui desde peças eruditas a canções tradicionais e músicas folclóricas natalinas, na Catedral Metropolitana de Maceió, no Centro.

Este ano, o VII Concerto de Natal homenageia os 200 anos de nascimento do compositor alemão Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847), um dos pioneiros do romantismo musical e os 50 anos de morte do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959), mestre da alma brasileira.

Orquestra de Câmara da Ufal

A Orquestra de Câmara da Universidade Federal de Alagoas foi fundada em 1981 a partir da iniciativa de alguns músicos da comunidade e de professores do Departamento de Artes da mesma Universidade. Ente os anos de 1981 e 1985 o grupo era formado de instrumentistas diversos, somente a partir de 1986 o número de componentes foi aumentado permitindo a definição de naipes.

Dentre os vários regentes que estiveram a sua frente, destacam-se Almir Medeiros e o maestro argentino Osvaldo Lupi, que regeu o grupo até 1996, quando o maestro holandês Nicolas Grosse Vale assumiu a sua regência. A partir daí, a maestrina Flávia Vieira, entre os anos de 1999 e início de 2001, esteve à frente da Orquestra.

Em meados de 2001, com a volta do maestro Nicolas Grosse Vale, Nilton Souza assumiu a função de regente substituto o que lhe proporcionou em 2002 assumir a sua regência titular.

A Orquestra sempre teve suas atividades atreladas aos Cursos de Música – Licenciatura e Bacharelado em Canto – da Ufal, tendo em vista a necessidade de promoção da vida acadêmico-musical dos alunos.

Fora da esfera universitária, a Orquestra participou na década de 90 de tournnés por diversas cidades nordestinas, com destaque nas apresentações da Pró-Arte de Teresópolis, no Rio de Janeiro e em concertos expressivos do cenário musical brasileiro. Foi regida por nomes memoráveis da nossa música como Camargo Guarnieri, dentre outros.

Dentro do calendário de apresentações do grupo constam eventos importantes para a cidade de Maceió, e assim, para o Estado de Alagoas, como o tradicional Concerto de Natal, onde o CORUFAL (Coro da Universidade Federal de Alagoas) une-se a vários cantores solistas em um grande concerto público.

Nos dias atuais sob a direção de Nilton Souza, a Orquestra tem se encaminhado para uma formação Sinfônica. Hoje faz parte do grupo um corpo de 35 membros, divididos estrategicamente a realizar um vasto repertório.

Adama Roots

Com apenas 2 anos de Banda, a Adama Roots apresenta um incrível entrosamento e presença de palco como poucas bandas profissionais de longa data, contagiando o público nos estabelecimentos onde se apresenta. A Banda está sempre se apresentando em boates e participa também de abertura de shows de bandas do Cenário Musical Nacional, além de ser requisitada para entretenimento em outros estados. A Adama Roots já dividiu palco com grandes bandas e artistas do cenário da Musica Nacional como: Natiruts, Ponto de Equilíbrio, Planta e Raiz, Édson Gomes, Tribo de Jah, Mato Seco, Vibrações, Reação, Timbalada, DJ Patife, entre outros. Atualmente é uma das principais bandas de Reggae de Alagoas e do Cenário Musical desse Estado. Com um repertório de 15 músicas próprias, o foco principal da banda é divulgar o trabalho e gravar o primeiro CD.