Mais de 2,2 mil candidatos faltam ao PSS

Provas prosseguem nesta terça a disputa entre candidatos inscritos no PSS 3 e geral; Copeve alerta que portões fecham às 12h50

01/12/2009 14h31 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h53

Fonte: Gazeta de Alagoas (com Bleine Oliveira) e assessoria da Ufal

No site da Copeve já estão disponíveis as provas e gabaritos dos dois primeiros dias.

Com o registro de 2.218 faltosos no primeiro dia de provas, no do­mingo, 29, o Processo Seletivo Seriado (PSS) 2010 da Universida­de Federal de Alagoas (Ufal) pros­segue nesta terça-feira com a disputa entre candidatos inscritos no PSS Ge­ral e no PSS 3. O presidente da Comissão Permanente do Vesti­bular (Copeve), professor-doutor José Carlos Almeida, destacou a tranquilidade dos dois primeiros dias do concurso.

"Seguimos sem nenhuma ocorrência negativa", disse ele, referindo-se a tentativas de frau­de ou quaisquer outro inciden­tes. Viaturas da Polícia Militar es­tiveram posicionadas em todos os locais das provas, mas não foi necessário acioná-las. Muitos candidatos consideraram difícil a prova de ontem, cujas questões versaram sobre assuntos minis­trados no 2° ano do Ensino Mé­dio.

São quatro dias de provas, ca­da um equivalente a um ano do Ensino Médio e mais a de Reda-ção, marcada para esta quarta-feira, 2. "Achei meio complicada, mas espero um bom resultado", ressalta o estudante Djaltony da Silva, 18. Residente no municí pio de São Miguel dos Campos, ele tenta pela segunda vez che­gar ao ensino superior na univer­sidade federal. Disputando uma vaga no curso de Ciências da Computação, Djaltony acredita que conseguirá vencer a concor­rência que é de seis por uma.

FIM DO SERIADO

Já Yolanda Cavalcante, 21, que reside no Conjunto Salvador Lyra, espera conquistar uma vaga no curso de Zootecnia. Ela, que também considerou a prova de ontem difícil, terminou o Ensi­no Médio há três anos. Tentando mais uma vez o acesso ao ensino superior na Ufal, Yolanda justifi­ca a avaliação: "Acho que estudei pouco".

A prova de ontem foi feita por 29.500 candidatos. O número de faltosos será revelado hoje pela Copeve. A Ufal utilizou 62 esco­las para aplicar as provas do seu vestibular anual, o mais disputa­do do Estado. A maior parte des­sas unidades, 38 delas, são da Ca­pital. As 24 restantes distribuídas pelas cidades de Arapiraca, Palmeira dos índios, Penedo, Por­to Calvo, União dos Palmares, Vi­çosa, Santana do Ipanema, São Miguel e Delmiro Gouveia.

O resultado do Concurso Ves­tibular 2010 da Ufal deve ser di­vulgado no dia 8 de janeiro próximo. Este ano a federal alago­ana não realizou provas do PSS l do Ensino Médio (referente ao 1° do Ensino Médio). A seleção de novos alunos será pelo Exa­me Nacional do Ensino Médio (Enem). Conforme orientação do Ministério da Educação essa será a forma de seleção para as uni­versidades públicas federais.

Mais uma vez o presidente da Copeve, José Carlos Almeida, alerta para o horário de fecha­mento dos portões: às 12h50. Depois disso, o candidato não te­rá acesso à sala de provas.

PSS 2010

Com mais de 33 mil candidatos inscritos, a Universidade Federal de Alagoas começou na tarde deste domingo, dia 29, o PSS 2010, ofertando um total de 4.483 vagas para os três Campi. As provas prosseguem até quarta-feira, dia 2 de dezembro. Os portões abriram às 12h e fecharam às 12h50. Este ano, o PSS conta com a participação de 101 coordenadores, sendo 69 na capital e 32 no interior. Ao todo, 3.500 fiscais ajudam a garantir a tranquilidade das provas.

No Campus Maceió, 19.486 candidatos disputam as 3.503 vagas, distribuídas entre os 45 cursos. No Campus Arapiraca, que a partir do próximo ano também terá cursos noturnos, 6.077 candidatos disputam as 770 vagas. O Campus do Sertão, que já entra em funcionamento a partir de 2010 oferecendo oito cursos, entre diurnos e noturnos, registra 1.250 concorrentes para as 560 vagas. Com isso os campi da Ufal no interior participam do PSS 2010 com um total de 7.327 candidatos.

Em Maceió, as provas são realizadas em 38 escolas. No interior, são 24 escolas assim distribuídas: Arapiraca (13 escolas); Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia, cada município com duas escolas. Em União dos Palmares, Penedo, Viçosa, Porto Calvo e São Miguel dos Campos, o PSS ocupará uma escola em cada município.

No Campus do Sertão, com sede em Delmiro Gouveia, funcionam os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Licenciaturas em Letras, História e Geografia e Pedagogia. No Polo Santana do Ipanema, os cursos são Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. Mais informações no site da Copeve.

No dia 8 de janeiro de 2010 a Copeve divulgará o resultado do PSS 3 e geral. O PSS 2 inscreveu este ano 7.153 candidatos.