Instituições já podem concorrer ao Pró-Multiplicar 2010

Capes realiza dez treinamentos em 2010. Solicitações podem ser feitas até 18 de dezembro

14/12/2009 16h28 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h55

As instituições de ensino superior podem submeter suas inscrições até esta sexta-feira, 18 de dezembro, para a edição de 2010 do Programa de Formação de Multiplicadores do Portal de Periódicos (Pró-Multiplicar). A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que desenvolve o projeto, realizará dez treinamentos, um deles para suprir uma demanda ainda de 2009, solicitada da Universidade Federal do Piauí (UFPI). As demais solicitações podem ser feitas por instituições que ainda não participaram do Programa. Os cursos ocorrerão nas seguintes datas: 10 a 22 de abril; 11 a 13 de maio; 18 a 20 de maio; 8 a 10 de junho; 22 a 24 de junho; 29 de junho a 1º de julho; 24 a 26 de agosto; 14 a 16 de setembro; 21 a 23 de setembro; e 28 a 30 de setembro.

As instituições interessadas devem enviar a ficha de inscrição preenchida para o e-mail treinamento.periodicos@capes.gov.br. Se houver mais pedidos de participação do que a quantidade de treinamentos oferecidos pela Capes, a escolha será realizada com base nos critérios de representatividade regional, disponibilidade de vagas e interesse demonstrado pelas universidades.

Em 2008, ano do lançamento do Pró-Multiplicar, oito instituições de ensino superior participaram do projeto, o que resultou no treinamento de 316 bolsistas. Em 2009, mais 12 instituições se juntaram à iniciativa. Como se trata de um programa de fluxo contínuo, as 20 instituições que participaram nesses últimos dois anos continuam fazendo parte das ações de multiplicação do Pró-Multiplicar, tendo inclusive que enviar relatórios à Capes informando sobre os seus resultados.

Sobre o Pró-Multiplicar

O Pró-Multiplicar tem por objetivo expandir o conhecimento sobre o uso do Portal de Periódicos. Direcionado à comunidade acadêmica que acessa a ferramenta, o Programa se fundamenta em treinamentos ministrados a bolsistas de mestrado e doutorado, que ficam responsáveis por repassar o conhecimento sobre o Portal de Periódicos a alunos de graduação e pós-graduação.