Inscrições abertas para o Doutorado em Materiais


03/12/2009 14h01 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h54

Jhonathan Pino - jornalista

No início desta semana a Ufal comemorou a aprovação do Programa de Pós-Graduação em Materiais, que surgiu do interesse da instituição em incrementar as atividades multidisciplinares e interdisciplinares, integrando várias áreas do conhecimento envolvidas com temas relacionados a materiais. Serão disponibilzadas 15 vagas para preenchimento da primeira turma, que iniciará em março de 2010.

O Programa é vinculado ao Centro de Tecnologia (Ctec) e tem como principal objetivo formar profissionais em nível de Doutorado para realização de estudos, pesquisas e trabalhos técnicos. O profissional formado terá um perfil de atuação multidisciplinar, com experiência em síntese, modelagem, caracterização e aplicações de materiais avançados, tendo ainda plena capacidade para desenvolver tanto atividades de pesquisa básica e aplicada, quanto de atuar diretamente no setor produtivo.

A nova pós-graduação conta com 19 professores doutores com formação nas áreas de Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Física, Química e Biologia, e mantém aporte de recursos financeiros por meio de entidades de fomento como Capes, CNPq, Fapeal, entre outras.

Outras unidades acadêmicas da Ufal poderão participar do programa, desde que tenha pelo menos um docente credenciado como efetivo no programa. Poderão se inscrever candidatos credenciados com Mestrado em cursos reconhecidos pela Capes na área de materiais e em áreas afins, tais como Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências da Saúde e Ciências Biológicas. Dentre as diversas linhas de pesquisa em Materiais, o Programa será centrado em Materiais Avançados e, em particular, Materiais Nanoestruturados, com aplicações biológicas.

As inscrições do processo seletivo já estão abertas e podem ser feitas até o dia 11 de janeiro de 2010 no DRCA-PG, junto a Propep, também podendo ser realizadas por correio expresso postado até o dia 11 de janeiro. Conforme o edital, uma pré-inscrição on-line deverá ser feita através de formulário eletrônico.

Para mais informações, acesse o Edital.