Inaugurações marcam seis anos de gestão

O Campus Maceió foi marcado na quinta-feira, dia 3, pela inauguração de mais espaços físicos que vão beneficiar diretamente a comunidade acadêmica da capital e a sociedade em geral, contempladas com uma Praça da Inclusão, prédio do Núcleo Executivo de Processos Seletivos (NEPS) e um bloco de salas de aula da Faculdade de Medicina (Famed).

04/12/2009 16h37 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h55
Reitora, docentes, técnicos e discentes marcam presença nas inaugurações

Diana Monteiro - jornalista

Acompanhada pela equipe e representantes dos segmentos docente, discente e administrativo, a reitora Ana Dayse Dorea ressaltou durante as inaugurações que era um dia muito especial de trabalho inicialmente pela abertura do Natal da instituição e por marcar os seis anos à frente da maior e mais antiga instituição pública de ensino superior do Estado de Alagoas.

Após a missa no auditório da Reitoria, ainda no período da manhã foram iniciadas as solenidades. O primeiro espaço físico inaugurado foi a Praça de Inclusão, que fica entre os prédios das faculdades de Economia, Administração e Ciências Contábeis (Feac), Serviço Social e os Institutos de Matemática e Computação.

Para a construção da Praça de Inclusão foi investido um total de R$ 269.630,00, oriundos do orçamento da Ufal/Tesouro. A área urbanizada 3.200m² é dotada de acessibilidade e iluminação, e contemplará a comunidade com cantinas, a serem ainda licitadas. Na ocasião, Luis Antônio Cabral, diretor da Feac, falou da importância da “pracinha”, como já é carinhosamente chamada, que é reivindicada há mais de 10 anos. A reitora Ana Dayse Dorea ressaltou o esforço da gestão em trabalhar em prol dos estudantes. “A Ufal é muito carente de espaços de convivência e reconhecemos o quanto eles são importantes porque queremos formar cidadãos que precisam interagir, trocar ideias em um lugar agradável como esse”, esclareceu a reitora.

Para atender de forma estruturada à comunidade de uma forma geral, o segundo espaço físico inaugurado foi o Núcleo Executivo de Processos Seletivos (NEPS), que substitui a Copeve, que tinha suas dependências no Espaço Cultural, tendo como responsabilidade os vestibulares da Ufal, mas que também já se consolidou como órgão competente na realização de processos seletivos em diversas áreas.

No novo espaço o trabalho, que já é realizado de forma competente, seguro e ético, terá ainda mais qualidade no serviço ofertado. “Realizamos um sonho ao instalarmos esse serviço, com credibilidade no mercado, em um espaço adequado, e faço um agradecimento especial à reitora Ana Dayse por tornar concreto esse sonho ao cumprir o que prometeu, ou seja, a construção de um espaço com total estrutura de funcionamento”, ressaltou o diretor do NEPS José Carlos de Almeida, que enfatizou também a importante parceria da Fundepes, representada na oportunidade pelo diretor José Márcio Lessa.

“A Ufal vai brotar do meio da caatinga e da pedra”, disse a reitora Ana Dayse, referindo-se à realização do primeiro PSS para o Campus do Sertão e ressaltando o empenho e competência do trabalho da então Copeve, que não só conquistou a credibilidade no Estado, mas também no país. “Estamos vivendo um momento de felicidade e aqui constatamos que o dinheiro público é pouco, mas dá para fazer as coisas com seriedade. Isto aqui é fruto de um trabalho de cada um de vocês”, disse a reitora dirigindo-se à equipe do Núcleo.

O Prédio do NEPS foi construído com recursos do Tesouro e do Reuni, recebendo investimento da ordem de R$ 493.300,00 e ocupa uma área de 598,8m². Todos os ambientes estão estruturados para atender com segurança e conforto, sendo dotado também de espaços físicos adequados para correções de provas e para bancas examinadoras.

A terceira inauguração da quinta-feira 3 foi a primeira etapa da Faculdade de Medicina, cujo prédio, que fica localizado entre o antigo Csau e o Hospital Universitário, é dotado de nove salas de aula, Sala de Leitura, Sala de Coordenação, Miniauditório e Laboratório de Habilidade, ocupando um  total de 1.604m² de área construída. Nessa primeira etapa, foram investidos R$1.218.988,00 da Secretaria de Ensino Superior do Mec (Sesu).

O prédio realiza um antigo sonho daqueles que fizeram ou ainda fazem a comunidade da Famed. Durante a inauguração, a diretora Rosana Vilela fez uma breve retrospectiva histórica falando desde a criação da Faculdade em Alagoas em 1950, que teve como primeiro diretor o saudoso Ib Gatto Falcão, à incorporação  à Ufal em 1960.  Em 1970, a Famed se incorporou ao Centro de Ciências da Saúde e, em 2006, retornou à estrutura de Faculdade. Rosana Vilela ressaltou ainda o empenho do também saudoso João Macário para construção do prédio que teve projeto inicial elaborado em 2001, pelo arquiteto Pedro Cabral.

“Quase 60 anos depois da criação da Faculdade de Medicina estamos agora concretizando o nosso sonho, fruto do esforço de todos”, disse Ana Dayse relembrando a luta e o empenho ao longo desses anos e também de quando dirigiu o então Csau, inclusive para agregar às suas atividades ao Hospital Universitário, considerado o maior laboratório de aprendizado. O HU espaço de ensino prático foi concluído na década de 90, na gestão da reitora Delza Gitai.

“Essa nova estrutura refletirá, claro, na próxima avaliação do curso de Medicina e é preciso que a gente entenda qual realmente é o nosso papel. Um dos meus sonhos é que todos os cursos galguem um novo nível porque queremos a qualidade”, enfatizou a reitora. A segunda etapa das obras da Faculdade de Medicina já foi iniciada e concentrará o Bloco Administrativo, com previsão de inauguração para meados de 2010.