Exposição Fotográfica exibe peculiaridades de Maceió

Já está aberta ao público no hall da Biblioteca Central a Exposição Fotográfica “Nas Veredas da Cidade”, resultado dos trabalhos da disciplina de Fotografia, desenvolvida pelos estudantes de Jornalismo, Relações Públicas e Arquitetura. Sob a coordenação da professora Fernanda Capibaribe, a mostra segue até o sábado, 12.

04/12/2009 17h11 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h55
Artesanato no Pontal da Barra

“Nas Veredas da Cidade” vai mostrar o cotidiano dos moradores dos bairros do Pontal, Jaraguá e Garça Torta. “Essa atividade pretende promover a recepção dos diversos olhares sobre a cidade de Maceió através da fotografia e mostrar o resultado do processo interdisciplinar de aprendizado da imagem fotográfica e sua importância”, ressalta Fernanda Capibaribe.

Segundo Leilane Gomes, 8º período de Relações Públicas, passar pelo processo de aprendizagem da linguagem fotográfica possibilita desenvolver uma nova visão sobre o mundo. De acordo com ela, o olhar fotográfico deve buscar a essência do que é aparentemente sem importância.

“Fotografar não é só apertar no botão de uma máquina, além da técnica que é necessário conhecer, também é preciso ter uma visão crítica e aguçada da sociedade. Aquilo que no dia-a-dia se apresentava como corriqueiro para mim foi congelado e eternizado a partir de um novo olhar por meio da fotografia”, enfatizou Leilane Gomes.

A coordenadora da exposição, Fernanda Capibaribe, é professora assistente de Fotografia e Audiovisual, jornalista e mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia. Como fotógrafa, vem desenvolvendo projetos sobre imagem, cultura e sociedade, incluindo exposições individuais e coletivas, projetos sociais e participação na realização de filmes documentários. Recentemente tem realizado intervenções imagéticas focadas na temática do empoderamento de mulheres.