Escola Técnica de Artes tem nova direção

18/12/2009 14h52 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h56
A nova diretora, Rita Name, e a professora Ana Dayse

A reitora Ana Dayse Dorea empossou, no último dia 17 de dezembro, a nova direção da Escola Técnica de Artes para o biênio 2009-2011, tendo como diretora a professora Rita Name, e o professor Guido Lessa como vice-diretor. A solenidade foi na sala da direção do Espaço Cultural e contou com a participação dos professores que compõem o colegiado, do Pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, e convidados.

“Essa solenidade é simples, mas cheia de grandiosidade pela confiança e credibilidade que depositamos nessa equipe que assume uma unidade nova que fará diferença no Estado com o ensino técnico profissionalizante”, disse a reitora Ana Dayse se referindo ao colegiado formado pelos professores Eduardo Xavier (coordenador de Música), Antônio Lopes (coordenador de Teatro), Paula Caruso (coordenadora de Dança), José Acioli (coordenador de Artes Visuais) e a secretária Maria Auxiliadora.

A nova diretora da Escola, professora Rita Luiza Name, disse sentir-se acompanhada por todos para esse novo desafio profissional e destacou o apoio especial da reitora Ana Dayse e de toda a gestão atual da universidade e do Conselho Nacional dos Diretores de Escolas Técnicas de Artes ligadas às Universidades Federais (Condetuf). “Vivemos um novo momento e queremos preencher uma lacuna de jovens que querem se formar em artes e entrar no mercado de trabalho nesse Estado tão carente”, destacou a diretora.

Atualmente a Escola Técnica de Artes tem 99 alunos no Curso de Formação de Ator e Atriz e se prepara para em 2011 implantar os cursos técnicos de Dança, Música e Artes Visuais. O prédio próprio, localizado no Espaço Cultural, está em fase final de construção e em 2010 será concluído com todos os detalhes e especificidades que os cursos ligados as artes necessitam.  “Também no próximo ano será realizado novo concurso, 13 vagas, para professores e técnicos, para se juntarem aos já contratados”, anunciou Rita Name.

O professor Eduardo Xavier, coordenador de Música, fez questão de destacar sua satisfação pela confiança da gestão nessa equipe. “As dificuldades são superáveis e queremos fazer ainda mais, pois somos a segunda área que mais promove extensão na universidade, atrás apenas da área de saúde”, disse ele.

Em nível superior, a Ufal já oferece, através do PSS, os cursos de Licenciatura em Música, em Artes e em Dança e o Bacharelado em Canto. Na pós-graduação oferece a Especialização em Ensino da Arte.