Congresso Acadêmico 2009 certifica os melhores trabalhos de pesquisa

21/12/2009 12h06 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h57
Professor Eurico Lôbo preside a mesa e destaca a importância da formação diversificada para o alunado

Avanny Oliveira – estagiária de Jornalismo

Professores, diretores e pesquisadores prestigiaram a entrega dos Certificados de Excelência Acadêmica dos melhores trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciativa Científica (Pibic) de alunos e seus orientadores  apresentados no VI Congresso Acadêmico. A solenidade foi realizada no último dia 17 de dezembro.

A mesa de honra, presidida pelo vice-reitor Eurico Lôbo, contou com a presença do professor Josealdo Tonholo, pró-reitor de pesquisa e Pós-graduação, do professor Tadeu Muritiba, presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), da professora Sandra Nunes Leite, coordenadora de Pós-graduação da Propep, e da diretora da Faculdade de Serviço Social, professora Ana Ávila, representando os diretores de unidades acad~emica.

O professor Muritiba destacou a importância da união entre as instituições - Ufal e Fapeal - para o melhoramento dos estudos de pesquisa cientifica para a formação dos alunos. O vice-reitor destacou a importância do evento como um momento de reflexão do trabalho acadêmico e reconhecimento dos melhores trabalhos apresentados, dando visibilidade aos futuros participantes do congresso. “Isto não é só uma premiação, mas é a reflexão da busca pela excelência do trabalho de todos”, comentou. “Foram apresentados este ano 2008 trabalhos. É essa a universidade que queremos: com um espaço de aprendizado adequado”, salientou.

Foram premiados 73 trabalhos das mais diversas áreas de pesquisa, sendo: 5 para o Campus Arapiraca, 5 do Ceca, 2 do Cedu, 6 do Ctec, 3 da Esenfar, 2 da Fale, 3 da Famed, 3 da Fanut, 2 da Fau, 2 da FDA, 4 da Feac, 2 da Foufal, 2 da FSSO, 2 do IC, 2 do Icat, 8 do ICBS, 5 do ICHCA,  3 do ICS, 2 do IF, 3 do Igdema, 2 do IM e 5 do IQB.

Ufal em números

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação apresentou os números das atividades de pesquisa e inovação na Universidade, destacando a crescente iniciativa dos alunos por pesquisas acadêmicas: 23 programas de Pós-Graduação, 900 estudantes de Mestrado/Doutorado, 490 estudantes de Especialização, 700 graduandos em Programas de Bolsas, 2 incubadoras de empresas e 20 projetos e empresas apoiadas.

A evolução das bolsas Pibic: de 35 (em 1990) para 648 em 2009. Em qualificação de pesquisa: 98 projetos de pesquisa CNPq em andamento, 213 grupos de pesquisa registrados no CNPq e 44 bolsistas de produtividade em pesquisa.  O professor também apresentou ou mestrados e doutorados existentes na Ufal e os que estão em andamento e comentou sobre os programas de empreendedorismo.