Arapiraca sedia Simpósio sobre Sementes

02/12/2009 08h56 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h54

Diana Monteiro – jornalista

Com o objetivo de apresentar a conclusão do Projeto que trata da Implantação de Centro de Referência em Recuperação em Áreas Degradadas na Região do Baixo São Francisco, Alagoas e Sergipe, o Campus Arapiraca sedia neste sábado, 5, o Simpósio “Sementes Reflorestando”.

Segundo a professora Flávia Barros Moura, do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas e uma das coordenadoras do projeto, o simpósio tem como objetivos capacitar alunos para a coleta de sementes; mostrar a importância, dentro do processo de reflorestamento, da reprodução por semente; e também, organizar equipes para a competição da aquisição de sementes nativas da caatinga.

O Simpósio Sementes Reflorestando tem abertura às 9h, na sede do Campus Arapiraca, com a palestra sobre Apresentação do Centro de Referência em Áreas Degradadas (CR-ad), com o professor Luiz Carlos Sérvulo Aquino. O evento ocorre durante os dois horários e será marcado por mais seis palestras dentro da temática.

A implantação dos CRs-ad faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento Florestal da Bacia do Rio São Francisco, sob a responsabilidade do Plano Nacional de Florestas (PNF), com colaboração da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codesvasf) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Flávia Moura acrescenta que a colheita de sementes obedece a três princípios, enfocando respeito aos animais, sustentabilidade e equilíbrio. “Implantar um Centro de Referência objetiva gerar e difundir tecnologias para recuperação/recomposição das áreas de Preservação Permanentes (nascentes e cursos d’água), visando à conservação, o manejo e a recuperação ambiental na Bacia Hidrográfica do rio”, enfatiza a pesquisadora.

O Simpósio conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Alagoas e Ministério do Meio Ambiente.