Aluno de Farmácia é aprovado em doutorado na USP

Mais um aluno da Universidade Federal de Alagoas foi aprovado em curso de pós-graduação em instituição de renome no país. A aprovação mais recente foi do aluno do curso de Farmácia Jademilson Celestino dos Santos que, a partir de fevereiro, inicia o curso de doutorado em Física Biomolecular no Instituto de Física de São Carlos (USP), voltado para a área de Química das Macromoléculas

14/12/2009 09h55 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h55
Jademilson agradece aos professores por sua aprovação na USP

Diana Monteiro – jornalista

Mais um aluno da Universidade Federal de Alagoas foi aprovado em curso de pós-graduação em instituição de renome no país. A aprovação mais recente foi do aluno do curso de Farmácia Jademilson Celestino dos Santos, que a partir de fevereiro inicia o curso de doutorado em Física Biomolecular no Instituto de Física de São Carlos (USP), voltado para a área de Química das Macromoléculas.

Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Jademilson Santos gradua-se em Farmácia na Ufal em janeiro do ano que vem. Na USP se integrará ao grupo de Cristalografia de Proteínas . Durante os quatro anos realizará o curso com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e  será orientado por  Igor Polikarpov, renomado pesquisador dessa área.

Dizendo que tem como objetivo continuar na área acadêmica, atuando como docente e pesquisador, Jademilson diz que os estudos em Química de Macromoléculas são destinados para tratamento de doenças como câncer e diabetes. “Essa área já é bem consolidada no Brasil, com grande impacto no planejamento racional de fármacos”, enfatiza.

Aluno pesquisador

Em sua trajetória como aluno do curso de graduação em Farmácia Jademilson desenvolveu projetos de pesquisa em Cristalografia no Planejamento de Fármacos sob a orientação da professora Valéria Rodrigues dos Santos Malta, do Laboratório de Cristalografia e Modelagem Molecular, instalado no Instituto de Química.

O aluno ressalta também a importância para o seu aprendizado o apoio que recebeu do professor Mariano Alves Pereira, do Grupo de Cristalografia, também do IQB. “Nos dois primeiros anos do curso realizei pesquisas no Laboratório de Feromônios de Vetores de Doenças Tropicais, tendo como orientadora a professora Cristina Caño, a quem também agradeço”, complementa o estudante.

Marcam também a trajetória de Jademilson a publicação de trabalhos em revistas científicas de circulação nacional e internacional culminando com a premiação em 2006 pela Sociedade Brasileira de Química. O evento reuniu cerca de três mil participantes entre estudantes e pesquisadores do Brasil e do exterior. O trabalho sobre Química Biológica de Jademilson foi o premiado na oportunidade como a melhor pesquisa. Ele vem elaborando mais dois artigos sobre Estrutura Molecular de Compostos Orgânicos para publicação em revistas científicas.

Agradecendo aos professores do curso, orientadores de pesquisas, Jademilson faz um agradecimento especial à Ufal pela oportunidade da realização de atividades que contribuíram para sua formação profissional, que proporcionou uma nova etapa de aprendizado a partir do próximo ano. Acredita que a sua trajetória como pesquisador durante os cincos na instituição foram importantes para a sua aprovação no doutorado da USP, inclusive para que conseguisse bolsa da Fapesp, bastante disputada pelo mundo acadêmico.