Universidade de Girona recebe professores do Polo Penedo

Os professores Silvana Pirillo Ramos e Alan Curcino Pedreira da Silva, do curso de Turismo do Polo Penedo, viajarão este mês para a Espanha, dentro do Acordo de Cooperação Internacional firmado entre a Universidade Federal de Alagoas e a Universidad de Girona, na Espanha.

14/10/2009 11h46 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h40
Professores Alan Curcino (Ufal), Lluís Mundet i Cerdan (Girona), Silvana Pirillo Ramos (Ufal) e Maria Clara Dias (Girona)

Roberta Batista – estagiária de Jornalismo

Durante toda a segunda quinzena de outubro os professores ficarão na Espanha em missão internacional realizando palestras sobre Turismo e Desenvolvimento Humano, na Universidade de Girona, e pesquisas na área de Turismo, nas cidades de Girona e Barcelona.

Silvana Pirillo e Alan Curcino terão como anfitriões os professores Lluís Mundet y Cerdan e Maria Clara Dias. Cerdan é diretor da pós-graduação em Turismo e Desenvolvimento da Universidade de Girona e esteve este ano participando,  na Ufal, de um evento realizado pelo Curso de Turismo. A viagem é resultado do projeto de pesquisa  "Políticas Públicas de Turismo en Brasil: planificación y desarrolo de rutas turísticas sostenibles en la Región de los Lagos-Alagoas".

O projeto vem sendo desenvolvido sob a coordenação bilateral da Ufal e Universidad de Girona e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento do Ministério das Relações Exteriores do Governo Espanhol.  No Brasil, a missão internacional é coordenada pela Professora Silvana Pirillo e, na Espanha, pelo Professor Lluís Mundet.

Projeto

A Política de Arranjos Produtivos Locais (APL) é parte do Programa de Regionalização do Turismo Roteiros do Brasil, que enfatiza a importância do planejamento, a adoção do pensamento estratégico e gestão compartilhada para as transformações regionais no turismo, promovendo a viabilidade de roteiros integrados entre municípios diversos e aproveitando de forma sustentável o potencial turístico de cada localidade.

Segundo o professor Alan Curcino, o projeto realiza análise do processo de consolidação de roteiros turísticos para o APL das Lagoas do Estado de Alagoas. “Vem sendo feita a avaliação da complexa rede de interesses pela qual passam os trâmites do que se caracteriza como desenvolvimento econômico e social local, objetivando construir e desconstruir o conceito de turismo sustentável e a forma como se traduz na política de turismo vigente”, diz Alan.