Ufal participa da 1ª Mostra de Artes Cênicas do Projeto Linda

Espetáculos serão realizados de 23 de outubro a 3 de dezembro

22/10/2009 09h55 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h42

Iranei Barreto - jornalista

O Espaço Cultural Linda Mascarenhas será palco, entre os dias 23 de outubro e 3 de dezembro, da 1ª Mostra de Artes Cênicas do Projeto Linda, promovida pelo Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) em parceria com os alunos da E.T.A (Escola Técnica de Artes da Ufal) e os grupos Cia. Carapuça Teatral, Cia. Guerreiros do Teatro, Cia. Do Chapéu e a Cia Personas in Cena.

A iniciativa - que abre mais um espaço em Alagoas para a apresentação de espetáculos teatrais - visa contribuir para a formação de novas platéias e fomentar as produções artísticas e culturais.

Serão cinco finais de semanas consecutivos com apresentação dos espetáculos “A saga do coitado” (ETA), “O Diletante” (ETA), “A Presepada” (Cia. Carapuça Teatral), “Uma Noite em Tabariz” (Cia. Do Chapéu), “Zezilda – Alegria de Pobre dura pouco” (Cia. Guerreiros do Teatro) e “ As desgraças de uma Criança” (Cia Personas in Cena).

A Mostra tem início neste final de semana com a apresentação de dois espetáculos do E.T.A: “A saga do coitado”, dirigido por Elizandra Lucca, que será encenado nesta sexta-feira (23), e “O Diletante”, obra de Martins Pena, que sobe ao palco do Linda Mascarenhas neste sábado (24). As apresentações acontecem sempre às 20h.

A comédia “A Saga do Coitado” faz uma crítica social, baseada no humor, que conta da história do Coitado, um típico brasileiro que sofre com o caos na saúde pública, sendo enganado por todos. Já “O Diletante” narra à tentativa de José Antônio, homem rico e fanático por ópera, de casar sua filha Josefina com Marcelo, um fazendeiro paulista rico. A peça promove um embate entre a cultura dita erudita e a popular, abrindo espaço para reflexão sobre a identidade cultural brasileira.

Os ingressos custam R$10 (estudantes pagam meia) e podem ser adquiridos na hora do evento. Informações adicionais pelo telefone: 9124-9849 (Bárbara Baptista).