Ufal apoia Mostra de Cinema Alagoano

09/10/2009 09h47 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h39

A Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas de Alagoas (ABD&C/AL) realizará, no período de 15 a 23 de outubro, a Mostra Sururu de Cinema Alagoano. O evento conta com os apoios do Cine Sesi, Proex/Ufal, Fits, Fundação Municipal de Ação Cultural, Cepal, Secretaria de Estado da Cultura e do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).

A mostra reúne 28 produções alagoanas com gêneros e durações variadas que contemplarão os vários tipos de público. Um dos objetivos da mostra é dar visibilidade à produção audiovisual alagoana contemporânea. Além da participação de diretores como Celso Brandão, Hermano Figueiredo, Pedro da Rocha e Werner Salles, a mostra conta com a participação de novos realizadores como Alice Jardim, Larissa Lisboa, Pablo Gomes, Henrique Oliveira, Rafhael Barbosa e com filmes resultantes das oficinas do projeto Olhar Circular (Saudáveis Subversivos) e de editais como o Revelando os Brasis.

Uma das características mais marcantes da Mostra Sururu de Cinema Alagoano é a significativa presença feminina. Além da participação de jovens diretoras como Alice Jardim, Nicolle Freire e Larissa Lisboa, entre outras, a mostra exibe o documentário que marca as estreias de Regina Célia Barbosa (O DJ do Agreste) na direção e o filme Areias que Falam, de Arilene de Castro, roteiro premiado na última edição do Doc TV em Alagoas. Também vale realçar a exibição dos curtas Anda, Zé Pequeno, Anda, de Kátia Regina Sena e Cássia Rejane Sena; e Nas Margens, de Súrya Namaskar e Tamires Pedrosa, oriundos do projeto Olhar Circular.

A maioria das realizações são produções independentes de temáticas variadas que retratam diversas realidades inspiradas na cultura alagoana, o que explica a significativa predominância de vinte e um documentários contra  quatro ficções e três animações de Weber Bagetti.

As exibições da Mostra acontecerão no Cine Sesi, Universidade Federal de Alagoas, Faculdades Integradas Tiradentes (Fits) e no Calçadão do Centro de Maceió, todas com entrada gratuita. O filme de abertura, no dia 15 de outubro, às 21h, no Cine Sesi, é Imagem Peninsular de Ledo Ivo, de Werner Salles. O encerramento será dia 22 de outubro às 17h30 no Calçadão do Comércio, com a exibição dos filmes Desalmada e Atrevida, de Pedro da Rocha e História Brasileira da Infâmia - Parte 1, de Werner Salles.

Sobre a ABD&C/AL

A Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas de Alagoas foi fundada há seis anos pelo cineasta Hermano Figueiredo, tendo como objetivo reunir os vários realizadores alagoanos, até então dispersos. Desde então, a ABD vem desenvolvendo ações visando uma participação maior da entidade no contexto nacional, sobretudo influenciando na politica de formação do DOC TV e nas articulações do programa responsável pela  realização de cinco documentários  em Alagoas.

Mais focada em consolidar a entidade em nível local, a nova diretoria da entidade, presidida pelo produtor e diretor Pedro da Rocha, objetiva intensificar ações de incentivo à capacitação e à produção, e estabelecer um diálogo com autoridades de cultura municipais e estaduais visando uma definição de políticas públicas sobre a produção audiovisual em Alagoas.

A programação completa da Mostra Sururu de Cinema Alagoano pode ser consultada no blog da Associação ou no site do evento.