Servidores lançam livros na Bienal

03/11/2009 12h55 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h44
Elza Silva e José Geraldo

Jacqueline Freire – repórter

O professor José Geraldo da Cruz Gomes Ribeiro, atual diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI e a coordenadora dos cursos de graduação da PROGRAD, Elza Maria da Silva, lançam nesta terça-feira, a partir das 19h no Café Literário, os livros “Prática docente: intervenções de facilitação nos processos de aprendizagem” e “Educação Infantil em Alagoas: (re)construindo suas raízes”, respectivamente.

Segundo o professor José Geraldo, o livro dele trata da forma como o professor ou qualquer pessoa que lida com a aprendizagem pode intervir no processo de aprendizagem numa perspectiva construcional. “Acho que tem um público interessado no tema, por que ainda não temos um referencial teórico formado nesse sentido, de como o professor pode intervir no processo de educação não só formal, mas em empresas e espaços não-escolares também”, explica.

Já o livro da professora Elza Silva aborda o tema da educação infantil do ponto de vista da responsabilidade do poder público ao longo da história, fazendo um estudo de quase um século. “Temos uma proposta de regulamentação, fazendo um comparativo entre a lei e o que acontece na prática. O foco principal é a educação infantil, mas o livro atinge a todos os que queiram conhecer a educação infantil em AL”, avalia Elza.

Os dois livros são uma publicação da Editora Universitária da Ufal e integram os 70 títulos a serem lançados durante toda a IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que continua até o dia 8 de novembro, das 10h às 22h.